LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
A EXPERIÊNCIA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM COM A MORTE E MORRER
Relatoria:
GABRIELA ANGELA COSTA CARNEIRO
Autores:
  • ARTHUR BITTES JUNIIOR
  • BARBARA BARCELLOS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Monografia
Resumo:
Este trabalho tem como tema a experiência do graduando de Enfermagem com a morte e morrer de pacientes durante o estágio curricular. A motivação para o estudo advém da busca por entender qual a percepção dos estudantes de Enfermagem frente a sua primeira experiência com o processo da morte morrer. Objetivo geral: compreender o significado de morte e morrer para o acadêmico de Enfermagem que vivencia esse processo pela primeira vez em campo de estágio. Método: A revisão integrativa é um tipo de pesquisa que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. É constituído por 6 etapas, em que é feito a seleção de artigos, são criados critérios de inclusão e exclusão, os artigos são colocados em um tabela e é feita sua discussão. Resultado e discussão: Quando se trata de um tema que é sempre vivido, mas nunca abordado, é perceptível como a morte/morrer é tratado como um tabu, tanto por profissionais quanto pelos estudantes. Conclusão: Verificou-se por esse estudo que as instituições de ensino têm uma grande carência em lidar com o assunto de morte/morrer; O aluno que passa pela experiência de morte/morrer nos campos de estágio precisa de uma assistência para lidar com a carga emocional que esse evento acarreta, uma espaço para que possa falar e ser ouvido, cuidar do espiritual sem julgamentos, pois o sofrimento é diferente para cada indivíduo, esse individuo necessita apoio psicológico a fim de trazer bem estar fisco, emocional e espiritual.