Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
DINÂMICA COM BALÕES: ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO PRÉ-NATAL EM GRUPOS DE GESTANTES
Relatoria:
Caroline de Carli Villetti
Autores:
- Renata Lopes da Silva
- Natália Azevedo Nascimento
- Ingridy Saraiva Santos
- Roselaine Terezinha Migotto Watanabe
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O pré-natal é uma prioridade na assistência de enfermagem, tendo o papel de orientar as gestantes sobre todos os cuidados necessários durante este período, oferecendo assim maior segurança a saúde materno-infantil, visando que esta seja uma experiência positiva e gratificante para a gestante e seu parceiro. Neste sentido, as atividades de educação em saúde voltadas ao pré-natal surgem como um viés para a troca de conhecimentos e o estímulo ao autocuidado, permitindo a aproximação entre a população e o serviço de saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas em grupo de gestantes utilizando a dinâmica com balões. Metodologia: Estudo descritivo, relato de experiência, desenvolvido em grupo de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde no município de Dourados – MS. Sendo uma atividade proposta pelo projeto de extensão “Grupos de gestantes: preparo para o nascimento” do curso de enfermagem, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, tendo a participação de sete gestantes e um acompanhante. Esta atividade é repetida uma vez a cada trimestre, visando a criação de vínculos entre as gestantes e as integrantes do projeto. Para realizar a dinâmica utilizou-se papéis impressos com perguntas relacionados ao pré-natal, que foram colocadas dentro de balões e posteriormente preenchidos por ar. As gestantes e acompanhantes foram organizadas (os) em roda para que, ao som de uma música alegre, pudessem repassar um balão para a (o) participante ao lado até o som pausar. Neste momento a pessoa que estava segurando o balão, foi convidada a estourá-lo e a responder à pergunta que estava no interior de acordo com seus conhecimentos prévios e quando necessário, teve a contribuição das integrantes do projeto de extensão. Resultados: Diante da atividade proposta observou-se adesão das (os) participantes, ficando nítido o interesse das gestantes que partilharam seus conhecimentos e que refletiram sobre os aspectos relacionados ao pré-natal. Durante a atividade foi evidente a importância da participação do parceiro, que realizou diversos questionamentos e pode sanar suas dúvidas, denotando assim o valor positivo da atividade educativa. Conclusão: Conclui-se, portanto, que a dinâmica com balões foi eficaz para promover a interação, participação, troca de experiências e conhecimentos no grupo de gestantes, melhorando o aprendizado e estimulando o empoderamento das (os) integrantes do grupo, e assim, trazendo benefícios para o período gravídico-puerperal.