LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
O ENSINO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
BEATRIZ SOARES DOS SANTOS
Autores:
  • Juscimara dos Santos Brito Silva
  • Vaneize Rosa da Silva
  • Wilson Pimentel Júnior
  • Aires Garcia dos Santos Junior
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos oferecem um suporte terminal assistido com aplicação em lares, ambulatórios, hospitais ou instituições. (HERMES; LAMARCA, 2013;). OBJETIVO: Com o objetivo de identificar e analisar artigos científicos sobre cuidados paliativos na formação de profissionais de Enfermagem, com enfoque no cenário brasileiro. METODOLOGIA: O estudo trata-se de uma revisão integrativa, mediante levantamento das publicações científicas na Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), compreendendo artigos científicos disponíveis nas seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). RESULTADOS: Quanto aos objetivos, 10 (28%) estudos têm concentração de interesse no tratamento dos impactos de conhecimentos e práticas em cuidados paliativos na atuação profissional; 9 (26%) em descrever/avaliar a experiência didático-metodológica e/ou perspectivas / dificuldades de repasse/ensino dos cuidados paliativos; 9 (26%) em avaliar/analisar e/ou descrever aspectos curriculares voltados aos cuidados paliativos; 3 (8%) em discutir impactos da presença dos cuidados paliativos nos currículos; 3 (8%) em examinar / avaliar conhecimentos de profissionais de saúde na oferta desses cuidados e 1 (4%) em discutir projetos interprofissionais de cuidados paliativos. DISCUSSÃO: A negativa de espaço curricular aos cuidados paliativos é, portanto, de reflexo amplo e que se justifica, como citado por Figueiredo et al. (2013) em uma série colocações institucionais e de atuação profissional, em que se fazem presentes viabilidade de atuação, disposição de envolvimento com esses cuidados e práticas didáticas e metodológicas de oferta em cargas horárias curtas e turmas populosas. Dessa forma, é reconhecido pela literatura que os cuidados paliativos são uma realidade emergente da saúde, sobretudo enfermagem e medicina, contemporânea – mas a estruturação de sua oferta parte da base formativa e curricular, em um processo de longo prazo. CONCLUSÃO: Foi possível identificar que há o reconhecimento de que o domínio em cuidados paliativos melhora o fazer do profissional da saúde. No entanto, este cuidar não se encontra inserido os espaços formativos e curriculares de base como regra, por ser considerado ainda optativo e por depender, em grande parte, do engajamento profissional em sua integração ou não.