Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Webquest como ferramenta para construção do conhecimento: relato de experiência
Relatoria:
Maria Gabriela Cordeiro Zago
Autores:
- Gabriela Varela Ferracioli
- Paula Antunes Bezerra Nacamura
- Renata Rodrigues Mendonça
- Gisele Cristina Pinheiro
- Rosana Rosseto de Oliveira
- Carlos Alexandre Molena Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A WebQuest é uma estratégia de investigação orientada, na qual as informações são oriundas de recursos online, desenvolvendo uma aprendizagem ativa, colaborativa e autônoma, que envolve os estudantes em atividades a serem realizadas em duplas ou grupos. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) é considerada uma estratégia de alta resolutividade e custo reduzido na área da saúde. Assim, permite a articulação entre a educação em saúde, saúde e gestão do cuidado, atingindo grande número de pessoas e promovendo qualidade aos serviços. Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiras no processo metodológico da criação de um ambiente digital de aprendizagem utilizando a metodologia WebQuest na Pós-graduação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras no desenvolvimento da WebQuest em uma disciplina da Pós-graduação em Enfermagem, no ano de 2019, onde percorreu-se as etapas sequenciais, sendo elas: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Resultados: A construção da WebQuest foi avaliada positivamente por suas criadoras em relação aos seus objetivos, conteúdo, estrutura e apresentação, atividades e relevância, elucidando-se como uma forma de incluir ferramentas tecnológicas com utilização direta da Web, contribuindo para o incentivo, perspectiva e autonomia diante do processo de aprendizagem, esta metodologia que utilizará a internet para a pesquisa ou aprofundamento em determinado conteúdo explorado, vem corroborando com a realidade, onde a tecnologia tem colaborado para aumentar o acesso a informação. Conclusão: Espera-se que este material contribua para o desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras mediante o uso de metodologias ativas, como a WebQuest, visando proporcionar qualidade e segurança na assistência à saúde prestada pelos discentes.