Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS
Relatoria:
Andrielly Lobato Brito
Autores:
- Aimê Mareco Pinheiro Brandão
- Caroline Lima de Freitas
- Eloisa Melo da Silva
- Leilson da Silva Lima
- Afonso Pedro Guimarães Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Ao ingressarem na universidade, os calouros de Enfermagem, além de possuírem uma perspectiva limitada sobre o curso, quase sempre constroem uma visão distorcida, passando a conhecer as atividades que envolvem a graduação tardiamente. Baseado nessa problemática surgiu a ideia de realizar o Projeto Apadrinhamento dos calouros para informá-los sobre o que é o Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ampliar a perspectiva desses na graduação. Objetivo: relatar a experiência de “petianos” após realização do apadrinhamento dos calouros da turma de enfermagem 2019 da UNIFAP. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de intervenção voltado ao apadrinhamento dos calouros do Curso de Enfermagem da UNIFAP. Ocorreu durante a semana do calouro da instituição, as atividades que se deram em 3 momentos: no primeiro dia foi realizada uma palestra sobre o PET, sua organização, pesquisas e extensões desenvolvidas, a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão no curso de graduação; em seguida foi realizada reunião de estudo especial aos calouros para incentivá-los a participar nos demais encontros científicos do grupo; finalizando com o encaminhamento dos calouros por um dia para as extensões do PET Enfermagem a fim de que os mesmos conheçam o funcionamento das atividades. Resultado: Observou-se que após as intervenções os calouros puderam compreender melhor o funcionamento do curso, bem como a importância do PET para a graduação, notou-se que através da disponibilização dessas informações foi possível construir conceitos necessários junto a esses novos acadêmicos para venham a conhecer os diversos ensejos que a universidade oferece e serem multiplicadores dessas informações atendendo os objetivos do projeto de intervenção. Conclusão: Percebeu-se que após intervenção os calouros usufruíram mais cedo das oportunidades que o curso e a universidade têm a oferecer, além de ensino, o ingresso na pesquisa, participação em atividades de extensão, dessa forma estimulando uma aprendizagem significativa e ampliada, onde espera-se que haja impacto positivo na formação acadêmica e profissional.