LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ROTAÇÕES POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO HÍBRIDO NA ENFERMAGEM
Relatoria:
Kay Amparo Santos Duque
Autores:
  • Ana Cristina Santos Duarte
  • Annie Duque Ferreira
  • Maria Inês Pardo Calazans
  • Luciano dos Santos
  • Alva de Santana Ferraz
  • Vanuza Dias Rocha
  • Juciara Ramos Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO Ensino Híbrido é conceituado como um programa de educação formal no qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, o lugar, o modo e o ritmo do estudo, e parte em ambiente escolar. Os alunos, divididos em pequenos grupos, fazem um rodízio por essas estações, cada uma com atividades acerca de um mesmo tema central, com uso de tecnologia digital em pelo menos uma delas. Existem três momentos essenciais nessa modalidade: o de interação entre alunos e professor (em que ele pode tirar dúvidas, orientar projetos, explicar conteúdos), o de trabalho colaborativo (em que alunos trabalham em um projeto comum, propõem questões uns para os outros ou desenvolvam algo que demonstre seu aprendizado) e o de tecnologia (que pode incluir estudos individuais, exercícios online, pesquisa ou games). OBJETIVO Apresentar relato de experiência sobre a aplicação desta metodologia no ensino da enfermagem. METODOLOGIA Foi realizada na disciplina de Saúde Coletiva, com o assunto de redes de atenção em saúde. As estações foram organizadas em: Estação 01- 1 mesa redonda com 5 cadeiras, 5 notebook com fone de ouvidos, com o vídeo das redes de atenção a saúde, folhas sulfites xerocadas com a atividade a ser realizada de forma individual. Estação 02- 1 mesa redonda com 5 cadeiras, 5 artigos científicos diferentes com o conteúdo das redes com folhas sulfites xerocadas com a atividade a ser realizada de forma coletiva. Estação 03- 1 mesa redonda com 5 cadeiras, 1 notebook com o jogo das redes de atenção á saúde com a atividade a ser realizada de forma individual. Estação 04- 1 mesa redonda com 5 cadeiras, papel, cola, tesoura, papel colorido, para confecções de uma maquete sobre a rede de atenção à saúde. Estação 05- Apresentação do vídeo. RESULTADOS Após a atividade, cada grupo apresentou de forma sucinta os temas discutidos, as dificuldades encontradas, as informações novas obtidas, sendo possível assim, observar o conhecimento adquirido através da atividade. Os discentes mostraram-se bastante envolvidos na execução da atividade. CONCLUSÃO Foram propostas experiências de aprendizagem multifacetadas, em oposição ao método tradicional de ensino. Os benefícios desta abordagem incluem o enquadramento das ciências e problemas. E da necessidade de adaptação do aluno conforme os problemas tomam rumos imprevisíveis na sala de aula. Assim como ocorre na vida profissional.