Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE LIGA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
Juliane Antunes de Oliveira
Autores:
- Alessandra Crystian Engles dos Reis
- Solange de Fátima Conterno Reis
- Carolina Pasinatto
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Liga Acadêmica de Educação em Saúde (LAES) é um projeto de ensino criado por acadêmicas e docentes do curso de Enfermagem de uma Universidade Pública do Oeste do Paraná com o intuito de desenvolver práticas educativas sustentadas em conhecimentos técnico-científicos, em diversos espaços da saúde e da educação. Objetivos: Relatar as experiências advindas da criação da LAES no ano de 2019 com enfoque no subsídio acadêmico gerado as discentes do curso de Enfermagem bacharel e licenciatura. Metodologia: Relato de experiência sobre a criação de uma Liga Acadêmica de Educação em Saúde em uma Universidade Pública do Oeste do Paraná. Resultados: Partindo do pressuposto que a formação acadêmica pode extrapolar aquela oferecida exclusivamente nos espaços convencionais de aprendizagem universitária, destaca-se que o processo de criação da Liga Acadêmica, seja na sua oficialização na universidade, a seleção dos membros e o planejamento inicial das atividades, expresso pela definição das funções dos membros e construção do estatuto próprio possibilitou uma série de aprendizados para os sujeitos envolvidos. Destaca-se que o processo inicial de criação da LAES exigiu dos acadêmicos envolvidos autonomia intelectual, tanto dos sujeitos que inscreveram-se, quanto dos que organizaram o processo de seleção, pois dentre os critérios de seleção destacava-se a escrita de uma carta na qual deveriam expor os motivos e interesses em participar da liga, além de sua defesa oral diante de banca; o que exigiu maturidade e seriedade diante de tais desafios. No que permeia a complementação acadêmica, a LAES dará aos seus participantes um aporte teórico de bastante significância, agregando de forma mais efetiva os assuntos destinados à educação em saúde e consequentemente dando ao aluno mais segurança para enfrentar as exigências da futura vida profissional. Conclusão: Considera-se uma experiência significativa que possibilitou aos discentes envolvidos, vivenciar os desafios da criação de um projeto que tem como objetivo tanto o ensino, quanto a pesquisa e a extensão que gera impacto direto sobre a comunidade.