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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO MINICURSO DE LESÃO POR PRESSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Renata Bernardes Lacerda
Autores:
  • Lourraine Tavares Lorena
  • Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro
  • Amanda Silva Mendes
  • Lharissa Cristina Mateus
  • Rosana Huppes Engel
  • Thais Santos Guerra Stacciarini
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ações de prevenção de lesão por pressão (LPP) demandam o envolvimento e integração da equipe multiprofissional, cabendo à enfermagem papel de protagonismo. É premente a necessidade da atualização constante, com vistas a uma assistência segura e de qualidade, assim como, a apropriação de estratégias de ensino inovadoras. Nesta perspectiva, é oportuno o uso da simulação realística na educação permanente em enfermagem. Objetivos: Relatar a experiência de enfermeiras residentes e enfermeiras de um serviço de educação permanente sobre a concepção e desenvolvimento de curso sobre prevenção de LPP. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foi utilizado o ensino híbrido, sala de aula invertida, em que a teorização aconteceu mediada por tecnologias digitais, por meio do Moddle institucional. No momento presencial, utilizou-se simulação cênica e um júri simulado. O curso ocorreu durante os meses de julho e agosto de 2019, em um hospital público de ensino, localizado no interior de Minas Gerais. O público alvo foram os técnicos de enfermagem e a carga horária total do curso foi de 30 horas. Este relato será desenvolvido em duas etapas: 1) concepção teórico-metodológica e 2) desenvolvimento do curso. Resultados: Foram ofertadas 14 turmas do curso que obteve um total de 204 participantes. Durante a concepção teórico-metodológica, foram elaborados os planos de aulas, considerando o Construtivismo de Vygotsky. Houve a elaboração de conteúdo e a personalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, construção de casos clínicos, elaboração de listas de equipamentos e material para a simulação, teste de cenários, e escolha do referencial para debrienfing. Foram criados três cenários que simulam a realidade que é vivenciada pelos mesmos. A atividade proporcionou a interação com equipe de trabalho, desenvolvimento das habilidades técnicas e estimulação do pensamento crítico. Ao final da simulação ocorreu o júri simulado que foi abordado as competências éticas. Conclusão: A realização do minicurso trouxe para o ensino- aprendizagem a realidade que eles vivenciam. Conscientizando sobre a importância da prevenção de LPP e da anotação de enfermagem. Além de proporcionar trocas de conhecimentos. Participar do minicurso despertou um olhar crítico em relação à importância de realizar uma boa escrita. O método utilizado teve como proposta inovar a aprendizagem e proporcionar a estimulação dos participantes nas atividades.