LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
Importância da monitoria de semiologia e semiotécnica na graduação em enfermagem: um relato de experiencia
Relatoria:
Marina Pellizza
Autores:
  • Tania Maria Ascari
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As disciplinas de Semiologia e Semiotécnica são imprescindíveis na formação acadêmica do profissional de Enfermagem e por sua vez, fundamentam os procedimentos técnicos praticados em laboratório, servindo de base no processo de ensino-aprendizagem. A relevância do conhecimento e aplicação correta da técnica é fundamental para evitar falhas que comprometam e interfiram na avaliação clínica do paciente. Neste cenário, emerge a importância do acadêmico monitor, visto que este, por meio da construção e troca dos saberes técnicos e teóricos, torna-se mediador de aprendizagem entre outros acadêmicos. O objetivo desse trabalho é refletir sobre a importância deste instrumento metodológico no processo de ensino-aprendizagem, tanto para o acadêmico, quanto para o monitor. Trata-se de um relato de experiência que visa expor as vivências de uma acadêmica de enfermagem durante as atividades desenvolvidas como monitora das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II, do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no período de 2018/2 à 2019/1. Durante a realização das atividades de monitoria com os acadêmicos ocorreram revisões sistemáticas dos conteúdos ministrados em aula e esclarecimento de dúvidas conceituais, por meio de simulações das técnicas de enfermagem, utilizando dos equipamentos e materiais disponíveis. Por meio desse instrumento metodológico destaca-se que as boas relações construídas entre monitor e acadêmicos foram vitais para o bom andamento das atividades. Para o monitor, a experiência é ainda mais relevante, pois proporciona a oportunidade de ampliar e inter-relacionar seus conhecimentos a medida que revisa os conteúdos da disciplina, acentuando o aperfeiçoamento do potencial acadêmico, bem como das habilidades técnicas, desenvolvendo a capacidade de observação, segurança, destreza manual, memorização dos conteúdos estudados, correlacionando a teoria com a prática. O programa de monitoria repercute diretamente no desenvolvimento e crescimento pessoal, profissional e intelectual do monitor. O processo de ensino-aprendizagem é de suma importância, tendo em vista que a relação monitor-aluno possibilita e fortalece a troca de saberes, sanando as dúvidas através de diferentes linguagens, aumentando seu rendimento, permitindo ao monitor uma nova oportunidade de revisar o que foi estudado na disciplina, além de impactar diretamente na análise crítica acerca do processo de ensino-aprendizagem.