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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
NOVO MODELO DE ACOLHIMENTO IMPLEMENTADO EM UMA CLINICA DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Relatoria:
Tauane Moraes dos Santos
Autores:
  • RENATA CORREA BARROS
  • RAFAELA LOPES NOVO
  • NADJA CAETANO DE OLIVEIRA ACCACIO
  • CAROLINA SILVA DE MESQUITA CAVALCANTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O acolhimento está inserido nos encontros e relações de cuidado entre profissionais de saúde e usuários, promovendo uma escuta ativa acerca de suas demandas. Visando a melhoria desse encontro a unidade escola idealizou uma nova estratégia de acolhimento a partir da proposta realizada pela Coordenação de Área Programática 4.0 onde está localizada a Clínica. Trazemos um novo modelo de organização e acesso ao serviço que permitisse o atendimento de 100% dos usuários garantindo a equidade e qualificando a integralidade em saúde. Objetivos: apresentar um novo modelo de acolhimento em uma clinica da família do município do rio de janeiro. Metodologia: trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas residentes de Enfermagem da estrategia de saúde da família do primeiro ano. Resultados: Nesse modelo o usuário comparece a unidade e é recebido pelo agente comunitário de saúde (ACS) que está no “posso ajudar?”. Esse ACS tem a função de orientar os usuários sobre o fluxo da unidade e encaminhar ao guichê em que será acolhido pelo enfermeiro(a). Faz-se uma escuta ativa e qualificada por esse profissional e em seguida é direcionado ao profissional da equipe de atendimento do dia. Após o atendimento ofertado pela equipe da demanda, havendo a necessidade de acompanhamento posterior, será encaminhado para equipe de referencia, como exemplo: iniciar pré-natal, queixa crônica e demandas de saúde mental. As demais equipes estão atendendo seus usuários programados. Alguns resultados preliminares: dia da semana com maior fluxo de usuários: segunda-feira (28,2%); faixa etária com maior procura por atendimento: 30 a 49 anos; sexo com maior procura: feminino (63,2%); principal motivo de procura pela Clínica da Família: dor (32,6%); direcionamento na Unidade de Saúde: atendimento do dia - demanda espontânea (74,2%). Conclusão: Observou-se a organização do processo de trabalho, diminuição no tempo de espera para atendimento para queixas agudas do dia, melhor qualidade da Assistência ao usuário com a certeza de ter consulta agendada, diminuição do estresse entre profissionais e maior resolutividade das demandas.