LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA LIGA ACADEMICA DE ANATOMIA CLÍNICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Relatoria:
Flavia Vieira Matias
Autores:
  • Rodrigo Nobrega da Silva
  • Nicolle Fernandes de Toledo
  • Giulia de Souza Tavares
  • Ana Maria Itezerote
  • João Gregório Neto
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica é uma associação civil científica e livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, visando complementar a formação acadêmica em uma área específica do campo da saúde, por meio de atividades que atendam aos princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. OBJETIVOS: Relatar e identificar a importância da Liga Multiprofissional de Anatomia Clinica - LAMAC para a formação do enfermeiro. METODOLOGIA: Relato de experiência em relação a participação dos membros da LAMAC em diversas atividades acadêmicas e sociais, desde a fundação da Liga em outubro de 2018. RESULTADOS: Na Liga os membros desenvolveram atividades acadêmicas, com a supervisão dos preceptores, como: aulas abertas, seminários e palestras, com variados temas, todos vinculado a assistência de enfermagem, a anatomia e a fisiologia. Também, foram desenvolvidas ações sociais em escolas de ensino infantil da região, orientando os funcionários e professores em relação as ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças. Tais atividades são relevantes para o aprendizado da anatomia clinica vinculado as ações de enfermagem na formação e futura atuação profissional, sendo a academia o momento oportuno para estimular o aprendizado dos discentes, com embasamento cientifico a partir da realidade. CONCLUSÃO: A analise dos resultados demonstra a importância da Liga para a formação do profissional, o que revela o interesse dos estudantes em busca de novos conhecimentos além do currículo formal, assim desenvolvendo um raciocínio critico e cientifico para agregar valores em sua formação acadêmica.