Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO COMO INSTRUMENTO PARA A REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA
Relatoria:
Albimara Hey
Autores:
- Amanda Inocêncio de Quadros
- Tainá Tereza Tamanho Dall'Agnol
- Mariangela Gobatto
- Graciela Cabreira Gehlen
- Camila Marcondes
- Ricardo Aparecido Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A presente pesquisa abordou a temática do acolhimento com classificação de risco na perspectiva da reorganização dos serviços de atenção a saúde. Objetivo: analisar o dispositivo de acolhimento com classificação de risco (ACCR) para a reorganização de uma unidade de pronto atendimento no sudoeste do Paraná. Metodologia: utilizou-se a pesquisa quantitativa, realizado no período de agosto a novembro de 2018 na unidade de pronto atendimento, porta de entrada aos serviços de urgência no município em estudo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sob o Parecer nº 1.817.220/2016. Os dados foram coletados com instrumento validado, constituído por 21 itens distribuídos nas dimensões Estrutura (instalações), Processo (atividades e relações no atendimento) e Resultado (efeitos do atendimento). Na análise, aplicaram-se a estatística descritiva e o cálculo do Ranking Médio. A amostragem foi de 19 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Resultados: Como resultados os dados demonstraram predominância de profissionais de enfermagem, sexo feminino, idade entre 30-39 anos, com tempo de atuação no setor >2 anos. Todas as dimensões foram consideradas precárias, com médias indicando que os participantes não estão plenamente satisfeitos com o ACCR. Ainda assim, a dimensão Resultado, que se refere ao produto final da assistência prestada, foi a mais bem avaliada ao obter media 2.3, mais próxima da desejável (pontuação máxima de 5 pontos), apontando maior satisfação dos participantes. Comparativamente, a dimensão Processo, que diz respeito as atividades realizadas e as relações estabelecidas no atendimento, atingiu menor satisfação (media=2.0), enquanto a Estrutura, que avalia os recursos materiais, humanos, financeiros e aspectos organizacionais, alcançou um nível de satisfação intermediário (media=2.1).Conclusão: É evidente a necessidade de repensar a organização e funcionamento do serviço para a adequação das diretrizes do ACCR com vistas para a reorganização das portas de entrada, especialmente a dimensão do processo pois envolve o trabalho em si e as relações que o estabelece, cerne da organização do trabalho em saúde, assim como a realização de novas pesquisas que tragam evidências científicas relacionadas ao tema.