LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: OBSERVATÓRIO VIRTUAL, UMA FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE
Relatoria:
Giovana Fratin
Autores:
  • Isabeli Emily Chevonik
  • Riechard Guedes
  • Aida Maris Peres
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A política de educação permanente contribui para a formação e o desenvolvimento da área da saúde no Brasil, tornando o profissional conhecedor integral de seu ambiente de trabalho. Sob esta ótica de qualificação, a enfermagem baseia a Sistematização da Assistência de Enfermagem em todas as unidades de atendimento da classe, para que haja seletividade de atendimento e excelência na organização do trabalho. O objetivo deste estudo foi avaliar quais modelos de planejamentos podem ser utilizados para elaborar um plano de educação permanente a partir das dificuldades e facilidades dos enfermeiros na realização da SAE encontradas na literatura. Pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, que faz parte do projeto temático intitulado "Competências de gestores de Saúde Pública/Coletiva: um modelo ontológico". A coleta de dados ocorreu em duas fases. na primeira fase, foi realizada uma revisão integrativa da literatura e investigação sistematizada sobre a determinada problemática, e na segunda, foi elaborada uma proposta de plano de ação para ações de educação permanente voltadas para o desenvolvimento de competências em sistematização da assistência em enfermagem. Foram encontrados 55 artigos, destes, após aplicação de critérios de exclusão, selecionados 20 artigos de natureza qualitativa (85%), quanti-qualitativa (10%) e quantitativa (5%). Os artigos foram categorizados em três temáticas: Dificuldades na realização da SAE relacionada ao profissional/pessoal; Dificuldades na realização da SAE relacionadas a fatores institucionais; Aspectos facilitadores para a realização da SAE. Na segunda etapa do trabalho, foram propostas duas formas de planejamento para a realização do plano de educação permanente em SAE e uma forma de possível de avaliação da efetividade das ações continuadas introduzindo o Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes. Este trabalho alcançou os objetivos permitindo compreender as principais dificuldades e aspectos facilitadores relacionados à realização da SAE e sugeriu formas de plano de ação para educação permanente em SAE. Pretende-se agora elaborar o planejamento de um espaço virtual onde possam ser disponibilizadas essas ferramentas de planejamento que auxiliaram na educação permanente dos profissionais de enfermagem no âmbito da SAE.