Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO LÚDICA EM ENDEMIAS: UM RELATO DE EXPERIENCIA COM O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE).
Relatoria:
Carlos Victor Vinente de Sousa
Autores:
- Larissa Reis e Souza
- Nayara Martins de Moraes
- Dione Seabra de Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído pelo decreto presidencial nº 6.286 de dezembro/2007, visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira (BRASIL, 2019). Por meio da promoção e prevenção à saúde profissionais da área levam a comunidade escolar uma melhor construção do sistema de atenção social, fortalecendo o vínculo com a comunidade e consolidando ações que tragam melhoria a saúde dos estudantes e familiares. As diversas estratégias desenvolvidas pelas instituições governamentais podem proporcionar aumento de conhecimento sobre as doenças dengue, zika e chikungunya, levando informações até crianças e os adolescentes. Tais doenças endêmicas são responsáveis por milhares de casos mundialmente e no Brasil o nível endêmico está relacionado à elevada infestação domiciliar pelo Aedes aegypti (SALES, 2007). OBJETIVOS: Relatar a experiência e a importância de graduandos de Enfermagem na participação e construção de atividades no Programa Saúde na Escola. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, onde graduandos de enfermagem vivenciaram a construção de uma peça teatral que tinha como tema “Endemias”, houve a utilização de fantoches e um cenário com panos e uma estrutura de ferro. Participaram cerca de 70 alunos de diferentes séries do ensino fundamentam I. A história apresentada era de uma vizinhança onde o lixo tomava grande espaço. Ao decorrer da história, apresentou-se como prevenir as doenças que poderiam vir advindas do mosquito Aedes e a importância do compartilhamento do conhecimento. RESULTADOS: Um dos maiores desafios para a construção do conhecimento entre profissionais e população reside na linguagem que pode dificultar/impedir uma autêntica interação e sem esse encontro há dificuldades. O educador lança mão de meios disponíveis, as estratégias (dentre outras palestras, demonstrações), com vistas à obtenção de seus objetivos (SALES, 2007). O método de levar uma peça de teatro de modo lúdico a crianças do fundamental I mostrou-se um meio positivo e atrativo de transmissão de informações de relevância para saúde pública. CONCLUSÕES: Através dessa vivência dos graduandos, conseguiu-se evidenciar a importância do conhecimento levado pelo Programa Saúde na Escola afim de aumentar e fomentar a participação social na comunidade.