LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
LICENCIATURA EM ENFERMAGEM: O LÚDICO EM AÇÕES CUIDATIVAS-EDUCACIONAIS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA
Relatoria:
Kauhany de Souza Silva
Autores:
  • Samia Hussein Barakat
  • Aurora Tontini de Araujo
  • Nathalia Dal Moro
  • Luana Priscilla Oliveira de Jesus
  • Déborah Lima da Silva
  • Marieta Fernandes Santos
  • Sheila Cristina Rocha Brischiliari
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A licenciatura em enfermagem possibilita um crescimento profissional vinculado a análise crítica-reflexiva acerca das concepções de ensino e a atuação do enfermeiro no planejar e executar estratégias cuidativas-educacionais no enfrentamento de diversos problemas de saúde. Logo, refletindo no ato de conhecer tanto na relação entre educadores-educandos quanto enfermeiro-usuário mediante o desenvolvimento de pilares pedagógicos nas práticas educativas em saúde. A lei de diretrizes e bases da educação, preconiza o ensino de aptidões sobre saúde com o uso de materiais didáticos e lúdicos no âmbito escolar, vinculado ao fato dos alunos passarem, cerca de um terço do dia na escola e o ser humano por mais cauteloso que seja ser vulnerável a acidentes, onde o socorro deve ser imediato, pois nem sempre é possível à chegada da equipe de atendimento. Esse trabalho busca relatar as percepções de acadêmicas de enfermagem da Unioeste em Práticas de ensino I, na qual propõe a implementação de abordagens educativas no ensino fundamental atrelada as noções básicas sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes na escola. Trata-se de um estudo descritivo pautado na educação em saúde realizada com 156 alunos durante os meses finais de 2018 no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva em Foz do Iguaçu. O planejamento procedeu em quatro etapas, inicialmente buscou analisar os conhecimentos prévios dos alunos com o uso do Pré-teste sobre Mitos e Verdades; em seguida foi apresentado o conteúdo teórico-prático, após empregou-se o Pós-teste para possibilitar um feedback da aprendizagem e por fim, a avaliação da aprendizagem através da trilha educativa sobre Primeiros Socorros. Percebeu-se que as ações obtiveram êxito, apresentando um índice de acertos de 61% no pré-teste e 84% no pós-teste devido o vínculo entre a compreensão dos temas discutidos e o cotidiano dos alunos por meio da utilização de recurso lúdicos como mecanismo essencial para o processo ensino-aprendizagem. Notou-se obstáculos no entendimento sobre fraturas, desmaio e engasgo pela complexidade das intervenções e falácias populares. Foi evidenciado que a docência aprimora o protagonismo do enfermeiro como ator social na promoção em saúde na comunidade, pois despertou nos alunos o incentivo de responsabilizar-se pela sua saúde, agregando valor a mudança de comportamentos ligados a qualidade de vida e proporcionou ao acadêmico agir, saber e fazer enfermagem, em todas as suas vertentes, principalmente na licenciatura.