LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
CONFECÇÃO DE MODELOS ANATÔMICOS E PATOLÓGICOS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
REGIANE MATHIAS
Autores:
  • João Gregório Neto
  • Edna Kinue Nishimura Onoe
  • Teodemar Guedes de Lima
  • Luciene Mendes da Silva
  • Adilson Marques da Silva
  • Elaine Mendes de Oliveira Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura de um organismo e as relações entre as suas partes1. Por ser uma ciência complexa, pode gerar dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Em seu ensino, aulas teóricas e práticas se complementam, utilizando materiais sintéticos e/ou cadavéricos2. O corpo humano apresenta sistemas que realizam funções necessárias para a vida, porém agentes agressores ou até mesmo o envelhecimento, podem levar essa máquina fascinante ao adoecimento. Diante disso, surgiu a ideia de propor aos alunos a criação de modelos do corpo humano que contribuíssem para o processo de aquisição de conhecimentos anatômicos e patológicos. Relatar a experiência de alunos de enfermagem em confeccionar modelos anatômicos e patológicos, visando o processo de ensino-aprendizagem. Relato de experiência vivida por alunos da segunda turma do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, em relação a atividade proposta na disciplina de Patologia Geral e Aplicada, durante o primeiro semestre de 2019, sobre a confecção de modelos anatômicos e patológicos, utilizando diversos materiais artesanais e recicláveis. Os alunos foram divididos em 06 grupos, que representaram um sistema. Foram confeccionados modelos representando estruturas anatômicas normais e patológicas dos sistemas e aparelhos do corpo humano. Todos os alunos relataram que durante a procura dos materiais, bem como, a escolha da doença foi de grande relevância para a aquisição de conhecimentos e compreensão dos mecanismos patológicos estudados. Destacando-se dos demais, o modelo do sistema urinário, representando um rim sadio e outro com urolitíase. Concluiu-se que, a confecção de modelos anatômicos e patológicos, são importantes ferramentas no processo de ensino-aprendizagem para a anatomia e patologia humana, pois despertam nos alunos interesse pelas disciplinas além de, favorecerem um ambiente propício para a criatividade, levando-os a desenvolverem o papel de protagonistas na construção do saber.