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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TEMPO RESPOSTA DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)
Relatoria:
ROSANE MORTARI CICONET
Autores:
  • Henrique Meirelles Boldori
  • Vania Celina Dezoti Micheletti
  • Priscila Schimidt Lora
  • Eva Joseane Fontana
  • Maria Alice Dias da Silva Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O tempo resposta é um indicador usado para avaliação da qualidade do atendimento pré-hospitalar (APH). Consiste no intervalo de tempo entre o pedido de socorro e a chegada da equipe à cena do evento. O APH, no Brasil, é prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que tem por princípio chegar à cena em menor tempo possível, no intuito de diminuir mortes evitáveis e reduzir sequelas. Portanto, o tempo resposta é um preditor de sobrevida, influenciado por fatores como diferenças geográficas, tempos de transporte, localização de ambulâncias, ente outros e compõe-se pela soma de três etapas do trabalho: recepção dos chamados na central de regulação; tempo de mobilização das equipes para partida e deslocamento até a chegada à cena. O objetivo desse estudo foi analisar os tempos dos atendimentos realizados pelo SAMU de Porto Alegre/RS. Metodologia: Estudo transversal, realizado no SAMU de Porto Alegre, cuja amostra foi constituída por 1.580 atendimentos realizados no ano de 2013, sendo 793 por motivos clínicos e 787 traumáticos. Os dados foram extraídos do sistema informatizado da central de regulação do SAMU, analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0.O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob CAEE 32126114.9.3001.53385. Resultados: na primeira etapa, o tempo usado pela telefonista para acolher os chamados variou de menos de 1 minuto a mais de 2 minutos, enquanto que a regulação médica resultou em mediana de 67 segundos, sendo que para regular chamados de natureza clínica é despendido mais tempo que nos casos de trauma.O tempo de mobilização das equipes variou inferior a um minuto a mais de 10 minutos.Tempos menores que 1 minuto foram cumpridos em 30,1% dos atendimentos, enquanto que em 51,6% deles, os tempos variaram de 3,01 a 10 minutos para as equipes partirem para a cena. O tempo de chegada na cena apresentou mediana de 501 segundos, com maior tempo para chegada nos atendimentos clínicos, comparados aos traumáticos. Conclusão: O tempo resposta é resultado do somatório das etapas do atendimento, sendo que o tempo de mobilização da equipe para a partida é o que mais influencia no aumento do tempo. Os motivos para tal carecem de investigação. Conclui-se que a redução do tempo resposta pode ser alcançada através de estratégias de educação permanente com os profissionais do serviço, para discussão de suas práticas e da organização do SAMU.