Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
REFLEXO DA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Renata Rodrigues Mendonça
Autores:
- Maria Gabriela Cordeiro Zago
- Giovanna Brichi Pesce
- Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic
- Maria Antonia Ramos Costa
- Verusca Soares de Souza
- Carlos Alexandre Molena Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A humanização pode ser compreendida como um vínculo entre profissionais e usuários, alicerçado em ações guiadas pela compreensão e pela valorização dos sujeitos, reflexo de uma atitude ética e humana. Em outra ótica, a humanização é adjunta à qualidade do cuidado, que inclui a valorização dos trabalhadores e o reconhecimento dos direitos dos usuários. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por pós-graduandos em Enfermagem, em uma atividade no Hospital Universitário no Noroeste do Paraná. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por mestrandos e doutorandos da disciplina de Estudos Avançados no Cuidado ao Adulto Hospitalizado, pertencente ao curso de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá- UEM. A atividade ocorreu em julho de 2019, no setor de Clinica Médica e Cirúrgica do Hospital Universitário, com os pacientes internados, familiares acompanhantes e os profissionais de saúde. Resultados e discussão: Foram realizadas duas atividades. A primeira foi a troca de correio elegante entre os pacientes, acompanhantes e os profissionais. No correio elegante foi descrita palavras de agradecimento e motivação, tal atividade demonstrou-se interessante, pois as pessoas ao receber as mensagens se emocionaram, com esse gesto de carinho. A outra atividade se deu por meio da realização de uma dinâmica com os profissionais de enfermagem quanto a humanização e o cuidado com o outro, e ao final proporcionou-se um momento de reflexão quanto a ação e lazer para a equipe. Conclusão: Pode-se observar na dinâmica com os profissionais, um momento de reflexão quanto suas ações de cuidado. A troca de mensagens mostrou como ações de humanização fazem a diferença no cotidiano dos profissionais de saúde e dos clientes. Pois as demonstrações de carinho e agradecimentos que foram expressas, revela-se o reflexo do trabalho realizado pela equipe. Este feedback auxilia na valorização dos profissionais e serve de estimulo para que os mesmos continuem prestando um serviço não só de qualidade técnica mas de acalento humano.