Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
SATISFAÇÃO COM A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ESTRUTURADA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
Relatoria:
Glebson Moura Silva
Autores:
- Andreia Freire de Menezes
- Allan Dantas dos Santos
- Rosemar Barbosa Mendes
- Jéssica dos Santos Costa
- Simone Yuriko Kameo
- Maria do Socorro Claudino Barreiro
- Fernanda Gomes de Magalhães Soares Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Com o advento das diretrizes curriculares nacionais a formação em enfermagem precisou se adequar às características de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo. Isto fez com que as universidades adotassem um currículo orientado por metodologias ativas de ensino. Objetivou-se analisar os fatores associados à satisfação com as metodologias ativas de ensino na visão dos egressos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade do nordeste brasileiro. Estudo transversal envolvendo egressos do período de 2016 a 2018. Os dados foram coletados via web por meio de questionário validado, após aprovação pelo comitê de ética em pesquisa, parecer 1.021.823. Foi utilizando o Programa SPSS (Statistical Package For The Social Science versão 22.0 para Windows), realizados análise descritiva dos dados, calculado a prevalência e respectivos intervalos de 95% de confiança das variáveis de desfecho. A população foi constituída por 52 profissionais (100%); a faixa etária predominante de 22 a 36 anos (100%); 32 pessoas (61,5%) recebiam entre 2 e 3 salários mínimos, 20 (38,5%) estavam sem renda fixa; dos 52 respondentes 19 (36,5%) se mostraram insatisfeitos com o salário recebido, 14 (26,9%) muito insatisfeitos, 12 (23,1%) neutros e 7 (13,5%) muito satisfeito. Destes, 8 (15,4%) se caracterizam como provedor familiar e 44 (84,6%) como não provedores. Com relação a satisfação dos egressos com sua formação, 28 (53,8%) estavam satisfeitos, 16 (30,8%) muito satisfeitos, 5 (9,6%) neutros, 2 (3,8%) insatisfeitos, 1 (2%) muito insatisfeito. Os resultados se repetiram quando questionados sobre a satisfação com as metodologias ativas de ensino adotadas pela universidade: aprendizagem baseada em problemas e problematização, e 24 (46,2%) referiram que a metodologia utilizada na graduação ajudou na obtenção do emprego. Os egressos que se consideraram satisfeitos com a graduação apresentaram uma correlação significativa entre as variáveis (p<= 0,000) com 99,67 vezes mais chance de estarem satisfeitos com a atividade profissional, e, por sua vez os que consideraram que as estratégias de ensino utilizadas facilitaram a aquisição de conhecimentos para atuação no mercado de trabalho estavam com 17,45 mais chances de estarem satisfeitos com a formação do que outros egressos (p<= 0,026). Neste contexto, as metodologias ativas desenvolvem um papel importante na formação dos enfermeiros por auxiliar no desenvolvimento das competências necessárias para atuação profissional.