LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES
Relatoria:
FERNANDA MAGALHAES DUARTE ROCHA
Autores:
  • SIMEIA SOARES PEREIRA DA SILVA
  • EDNA GOMES DE OLIVEIRA LEITE
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O planejamento como um instrumento de gestão tem como objetivo organizar o processo de educação permanente nos serviços de saúde. É fundamental que os gestores entendam a importância do planejamento enquanto ação prioritária e que a inviabilidade dessa prática pode comprometer os resultados da gestão, de forma indissociável. Trata-se de um relato de experiência de um trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da educação na saúde que teve como objetivo implantar o Núcleo de Educação Permanente em Governador Valadares, levando em consideração suas características e a capacidade de colocar em ação as necessidades do município de acordo com a realidade atual, procurando soluções em que o processo da Educação Permanente poderá contribuir para a qualificação profissional. O projeto de intervenção foi realizado a partir de estudo exploratório e descritivo com a utilização de referenciais teórico/prático descritos na literatura, que apresentam subsídios para efetivar a implantação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) na perspectiva de edificar processos educativos da rede de atenção à saúde no município de Governador Valadares. Espera-se que os componentes da Educação Permanente sejam parte essencial da estratégia de mudança institucional, com uma estratégia global e sustentável que dê lugar à conquista progressiva e sistemática desse projeto e que melhore o desempenho de ensino aprendizagem dos servidores em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária), além de servir de substrato para transformações culturais de acordo com as novas tendências, como a geração de práticas desejáveis de gestão, a atenção e as relações multiprofissional e interdisciplinar. A implementação da Educação Permanente é ferramenta fundamental para que a gestão identifique as demandas, os potenciais e os momentos de enfraquecimento de seus liderados que podem vir por meio de manifestações diversas. Poderá propiciar a possibilidade de sanar problemas cotidianos, falta de motivação e ausências de parcerias, confiança e vínculo.