LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICA DE ESTERILIZAÇÃO PARA GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LAIANE DOS SANTOS ANDRADE
Autores:
  • Ismael Carlos da Costa
  • Cândida Danyelle Silva Leôncio
  • Antônio Francisco Luz Neto
  • Sandra Valéria Nunes Barbosa
  • Taiane Soares Vieira
  • Maria Zélia de Araújo Madeira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Centro de Material Esterilizado é uma unidade de apoio técnico, que tem como finalidade fornecimento de materiais médico-hospitalares adequadamente processados, proporcionando, assim, condições para o atendimento direto e a assistência à saúde dos indivíduos enfermos e sadios. Esse processamento envolve: a limpeza, a secagem, a inspeção, a embalagem, a esterilização, a guarda e a distribuição destes às unidades da instituição. OBJETIVO: Relatar a experiência de enfermeiros na prática acadêmica junto aos alunos do curso da graduação de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, a partir da atividade que ocorreu com docentes e estudantes do nono período da gradação, do curso de odontologia da UFPI, foi ministrado aula expositiva e dialogada com abordagem dos seguintes conteúdos: limpeza de materiais e produtos utilizados, preparo de material, embalagens, processo de esterilização, armazenamento e distribuição do material estéril. A aula foi ministrada no segundo bimestre e tem como finalidade propiciar conhecimento para o estudante do curso sobre processamento e esterilização de materiais. Foi desenvolvida em cinco fases: primeiro, a nossa apresentação como enfermeiros da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados do Hospital Universitário da UFPI; a seguir realizamos um brainstorming, a fim de explorar o conhecimento adquirido e a potencialidade criativa dos estudantes. A terceira etapa passamos a relatar os conteúdos e a demonstração de materiais, como por exemplo: detergente enzimático, tipos de embalagens e indicadores químicos para validação do processo de esterilização. A seguir uma atividade para os alunos responderem e por último a avaliação do nosso encontro sobre processamento e esterilização de materiais. RESULTADOS: No decorrer da atividade verificamos que o conhecimento dos alunos adquirido anteriormente é mínimo, eles fizeram vários questionamentos desde a qualidade do material, como também o fluxo de processamento, os tipos de esterilização, como também o manuseio do equipamento da autoclave. CONCLUSÃO: Ficou evidente que a atividade foi importante para os estudantes por possibilitar espaço de aprendizagem, adquirir os conhecimentos teórico-práticos e contribuir na formação profissional. Como também que os profissionais enfermeiros têm um papel fundamental nesta unidade, pois possui conhecimento multidisciplinar e a responsabilidade da gestão.