LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DO ALUNO MONITOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA EDUARDA BERTONI BORGES
Autores:
  • Beatriz Laurinda da Silva Henrique
  • Jackson Souza Bender
  • Michele Salles da Silva
  • Débora Oliveira Favretto
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica foi regulamentada pela Lei 5.540/1968 reiterada pela Lei 9.394/1996, que estabeleceu normas e regulamentações para funcionamento e organização do ensino superior, e estabelecendo a articulação com a escola média. É compreendida como uma ferramenta de apoio pedagógico que contribui para a troca de saberes entre o discente-monitor e o assistido. A monitoria possibilita o aprofundamento de conhecimentos, momentos para sanar dúvidas e questionamentos, bem como promove o fortalecimento de habilidades teórico-práticas e o despertar relacionado ao interesse do discente pela carreira docente. Objetivo: Destacar a importância da monitoria no processo ensino-aprendizagem do curso de graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo: relato de experiência, registrado a partir da vivência cotidiana de 3 discentes-monitores do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus Universitário de Rondonópolis (CUR). Resultados/Discussão: A participação no programa de monitoria pelo curso de graduação em Enfermagem focado na disciplina de Práticas do Cuidar em Enfermagem I, possibilitou aprimorar algumas habilidades e aprofundamento em conteúdos teórico-práticos relacionados a Enfermagem, bem como desenvolver o interesse pela prática docente. A monitoria mostrou-se fundamental, pois possibilitou que as dúvidas e questionamentos dos discentes pudessem ser sanadas em momentos fora da sala de aula, bem como promoveu uma maior interação entre os discentes do curso de graduação, mostrando-se eficaz e colaborativa no processo ensino-aprendizagem, pois a troca de saberes foi desenvolvida através de discussões e metodologias ativas como Team Based Learning (TBL), estudo de caso e confecção de mapas mentais. Conclusão: A participação dos acadêmicos no programa de monitoria contribuiu de diversas formas na sua formação profissional, desde estimular a reflexão, o pensamento criativo, a comunicação, destreza manual, uma maior compreensão do conteúdo abordado, além do despertar para uma futura carreira docente na Enfermagem e o fortalecimento dos valores éticos-legais da profissão.