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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
A ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA DE UM HOSPITAL GERAL
Relatoria:
Franklin de Almeida Cipolato
Autores:
  • Marina Klein Heinz
  • Juliana Hirt
  • Andréa Noeremberg Guimarães
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Com a Reforma Psiquiátrica, o modelo de atenção, focado nos hospitais psiquiátricos, foi gradativamente substituído por outras formas de serviços territoriais de atenção psicossocial, visando à integração da pessoa que sofre de transtornos mentais à comunidade. A inserção dos estudantes de enfermagem nesses espaços voltados para a saúde mental, possibilita ampliar o olhar para as possibilidades de atuação do enfermeiro, conhecer e identificar não somente "as dimensões biopsicossociais da pessoa assistida", mas também promover a saúde e integração social do ser humano. Objetivo: Relatar as vivências e atividades desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem, na Atividade Teórico-Prática (ATP) da disciplina Enfermagem no Cuidado em Saúde Mental do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com os usuários de uma unidade de internação psiquiátrica de um hospital geral do oeste catarinense. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado em um uma ala psiquiátrica localizada em um hospital no oeste de Santa Catarina. A ATP foi realizada pela turma do quinto semestre do curso de Enfermagem da UDESC, durante três dias de aprendizagem no mês de junho de 2019. Resultados: A Unidade de Internação Psiquiátrica é grande, com espaço interno composto por um refeitório, uma sala para lazer, salas para os profissionais e dormitórios divididos por gênero feminino e masculino. Já a área externa conta com um espaço amplo para os usuários sentarem-se ao ar livre, conversar entre os próprios usuários, fazer rodas de chimarrão, cantorias e outras atividades que fazem parte de suas rotinas. No local a forma de internação pode ser voluntária, involuntária ou compulsória e ocorre por um período de até trinta dias. Os transtornos evidenciados foram depressão, transtorno bipolar, ansiedade, esquizofrenia e dependentes de substâncias psicoativas.Conclusão: Conclusão: Conclusão: A vivência de ATP em serviços de saúde mental é de extrema importância aos estudantes de enfermagem, visto que, são nesses ambientes que eles conseguem fazer a associação, principalmente dos transtornos estudados em sala de aula, com a sua intervenção no meio social como futuro profissional de enfermagem. O profissional deve estar aberto e disponível a essas situações novas, exigindo a criação de um novo modo de agir e pensar.