Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
O PET-SAÚDE E A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO POPULAR, MOBILIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Relatoria:
Amanda Khetleen Gusso
Autores:
- Victoria Iacono Casarin Olivo
- Daiana Kloh Khalaf
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Interprofissionalidade é uma proposta de reorientação da formação profissional em saúde. Na Universidade Federal do Paraná, este projeto se organiza em cinco frentes de ações que mesclam a participação de diversos cursos da saúde, incluindo Enfermagem. Uma destas é intitulada “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, foco do presente relato. Objetivos: descrever a vivência e os ganhos obtidos para a formação profissional de estudantes de graduação em Enfermagem. Metodologia: o Relato de experiência tem o objetivo de relatar o primeiro bloco de ações executadas pelo Programa, de abril a agosto de 2019 nas Unidades e setores do município de Piraquara e Curitiba (PR). O grupo de Educação Popular, Mobilização e Controle Social na Saúde é composto por professores, graduandos e profissionais de diversas áreas da saúde, totalizando 18 membros. Resultados: sendo 2019 ano de Conferência, o Programa se envolveu com o planejamento e participação nas Conferências Locais, Distritais e Municipais e Estadual de Saúde, tendo a oportunidade de realizar a prática de reflexão sobre a importância e organização destes eventos. Neste período também foram realizadas atividades de educação em saúde e confecção de materiais informativos (folder, cartazes) nas Unidades contempladas pelo projeto. Com o apoio do PET também foi formado um Conselho Local de Saúde em Piraquara. Conclusões: a experiência de vivenciar os serviços, a troca de conhecimento entre profissionais de diversas áreas da saúde e a aproximação do aluno com o serviço, desenvolve habilidades e conhecimentos que extrapolam os muros da universidade e potencializam o conhecimento adquirido na graduação, o que contribui para a formação de profissionais mais aptos para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).