Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENSINO-APRENDIZAGEM EM PRIMEIROS SOCORROS COM ALUNOS DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM - PREMEN.
Relatoria:
Letícia Lorenci
Autores:
- Analice Horn Spinello
- Loreni de Fátima Almeida
- Sandra da Silva Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou outras condições cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Os enfermeiros são os primeiros a atender o paciente gravemente enfermo e, caso não esteja capacitado a executar intervenções que assegurem a via aérea um valioso tempo pode ser perdido até a chegada de um médico. Pois, para promover a aprendizagem várias estratégias de ensino podem ser adotadas. Na aula expositivo-dialogada ocorre exposição do conteúdo com a participação ativa dos estudantes. Por sua vez, a aula simulada envolve o saber fazer, criando ambiente semelhante a prática profissional, oportunizando, assim, ao estudante vivenciar situações práticas. No projeto, os acadêmicos de Enfermagem da instituição, tiveram a participação ativa dos alunos do curso Técnico em Enfermagem do Premen - Colégio Estadual de Pato Branco. Objetivos: capacitar e ampliar em primeiros socorros aos alunos e futuros técnicos em Enfermagem, como partes da equipe de Enfermagem, obter conhecimento sobre o Boneco Apollo do Centro de Simulação da instituição, para fazer o bom uso do equipamento e aumentar a qualidade de ensino através da visualização de parâmetros importantes que como futuros Enfermeiros em emergências poderemos avaliar, pesquisar e ampliar o aprendizado sobre a teoria e protocolos em Primeiros Socorros. Metodologia: relato de experiência sobre o projeto de extensão, que teve a orientação dos acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da FADEP e participação dos alunos do 4º Período do Curso Técnico em Enfermagem. Resultados e Discussões: Os resultados obtidos foram favoráveis e significativos, houve participação e demonstração de interesse pelos alunos em relação ao assunto. Os alunos enriqueceram seus conhecimentos e esclareceram dúvidas, discutiram sobre o tema e expuseram suas opiniões. Considerações Finais: A partir do estudo desenvolvido e pensando na inclusão de medidas para melhoria no atendimento de Enfermagem em Urgência e Emergência pré e intra-hospitalar, os resultados foram positivos. Através da experiência, os alunos envolvidos comentaram sobre a importância do estudo e do que foi abordado na aula expositiva-dialogada e da simulação como metodologia ativa de ensino.