Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA NO INTERIOR CEARENSE
Relatoria:
Luana da Silva Viana
Autores:
- IVANISE FREITAS DA SILVA
- BRENDA PINHEIRO EVANGELISTA
- MARIA JACIELMA ALVES DE MELO ARAÚJO
- KERMA MÁRCIA DE FREITAS
- RENATA PEREIRA DE ALMEIDA
- RAFAEL BEZERRA DUARTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Realizar regularmente o acompanhamento da altura e do peso das crianças é de fundamental importância, uma vez que, possibilita monitorar o estado nutricional das mesmas. Neste sentido, uma importante ferramenta para o acompanhamento deste desenvolvimento é a antropometria. Esta possibilita prevenir e tratar possíveis distúrbios alimentares, além de ser uma estratégia de baixo custo e fácil utilização, podendo ser realizada em qualquer ambiente. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pela equipe multiprofissional da Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) – Alto Manoel Mariano I, através da avaliação antropométrica, de crianças de 3 a 7 anos matriculadas em uma escola do interior cearense. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pelos profissionais da UAPS – Alto Manoel Mariano I, durante o mês de junho de 2019 na E.E.F João Raimundo Mota, Icó, Ceará, com crianças de 3 a 7 anos de idade. Adotou-se como atividade a aferição de dados antropométricos (sexo, idade, peso e estatura). Para a atividade foram utilizados os seguintes materiais: Balança, fita métrica e ficha de avaliação antropométrica. Ainda foram realizadas orientações e recomendações necessárias. RESULTADOS: Com a realização desta atividade foi possível observar que, todas as crianças apresentaram estatura adequada para sua idade. Contudo, ao avaliar o índice de massa corpórea, uma boa parte dessas crianças se enquadrou como baixo peso, alguns sobrepesos e outros com obesidade. Logo, deu-se uma importância a essas crianças, dando-lhes às devidas orientações e recomendações. Vale ressaltar que foi avaliado individualmente as condições socioeconômicas e individuais de cada criança, assim como, o acompanhamento nutricional, os quais são fatores que podem influenciar no crescimento e desenvolvimento. Ainda, com a realização dessa atividade, pode-se mostrar a grande relevância que o Programa Saúde na Escola tem, uma vez que, com a realização das diversas atividades contribuem com a melhoria das condições de saúde das crianças, bem como, sua qualidade de vida. CONCLUSÃO: Diante dos resultados apresentados, é possível observar a importância da realização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças em seu ambiente escolar. Logo, deve ser uma das preocupações dos profissionais da área da saúde. Assim, ressalta-se a importância do desenvolvimento de ações de educação em saúde dentro da comunidade escolar.