LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ATLAS VIRTUAL DE HISTOLOGIA: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA O ENSINO EM SAÚDE
Relatoria:
RAFAEL RIBEIRO RAMPINI
Autores:
  • Bianca da Silva Salmon Pompeu
  • Cristina Gonçalves Hansel
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Histologia humana é a área da ciência responsável pelo estudo das células e tecidos que compõem o corpo. Seu desenvolvimento como ciência inicia-se a partir da invenção do microscópio, permitindo ao ser humano visualizar estruturas que não se viam a olho nu, e hoje é oferecida como disciplina base nos cursos de graduação nas áreas da saúde e biológica. Com o avanço das tecnologias, ferramentas digitais têm sido empregadas na esfera educacional e consequentemente no ensino de histologia; sendo que os atlas virtuais de histologia têm despertado o interesse dos alunos e contribuído no seu processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Desenvolver um atlas virtual de histologia para estudantes da área da saúde. METODOLOGIA: O presente trabalho consiste na elaboração de um produto com uma abordagem virtual. Para a confecção do produto foi realizada uma revisão da literatura a fim de embasar cientificamente o conteúdo textual que compõe o atlas e selecionadas lâminas dos quatro tecidos básicos do corpo humano: epitelial de revestimento e glandular, conjuntivo propriamente dito e especializado (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), muscular e nervoso. Os tecidos foram fotografados em diferentes aumentos, utilizando o microscópio óptico trinocular do laboratório de histologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, localizada no município de Petrópolis-RJ, no período entre 2018 e 2019. Após a captura das imagens, foram editadas nos programas Picasa e PhotoScape, recebendo marcações com setas, asteriscos e círculos para delimitar as estruturas histológicas importantes, e posteriormente unidas ao conteúdo textual através de um site de criação de projetos de designs denominado Canva, disponível online e gratuito. RESULTADOS: O trabalho resultou em um atlas virtual com imagens de excelente qualidade, recurso textual para apoio, estruturas histológicas sinalizadas, e de fácil compreensão para estudantes dos cursos de enfermagem, medicina, odontologia e psicologia da instituição, bem como para qualquer estudante interessado no assunto. CONCLUSÃO: O produto desenvolvido tem grande capacidade de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em histologia, visto a complexidade da disciplina e a demanda cada vez maior da utilização de recursos tecnológicos e interativos pela geração atual de alunos na sua formação.