Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CADERNO INSTITUCIONAL: INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL A ADOLESCENTES.
Relatoria:
WILLIAM DA SILVA COIMBRA
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Em relação ao preparo dos profissionais comenta-se a falta de compatibilidade entre o que se ensina no processo de formação e as reais necessidades da população. Tal premissa tem sido alvo de estudos e mobilização dos Ministérios da Educação e da Saúde, no sentido de apoiar as instituições de ensino superior na superação de contradições e, dessa forma, ajudá-las a preparar profissionais com perfis compatíveis ao compromisso social proposto por cada profissão. Assim, na preceptoria em campo clinico de enfermagem, na atenção básica, observou-se assintonia dos acadêmicos de enfermagem na realização da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes grávidas. Para mudar tal situação, objetivou-se; identificar no Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), campus São Gonçalo, como ocorre o preparo do acadêmico para efetivação das consultas de enfermagem no pré-natal junto as adolescentes; descrever como os discentes vivenciam tal instrumentalização, durante a formação profissional acadêmica; discutir as demandas dessa população e possibilidades de ações de enfermagem no atendimento adequado a essa clientela nas consultas de enfermagem do pré-natal e, intervir no processo de formação colaborando com material didático pedagógico que instrumentalize os acadêmicos de enfermagem, capacitando-os para as consultas de enfermagem às adolescentes grávidas na rede básica de saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e transversal cuja coleta de dados contemplou o estado da arte sobre a temática; revelou-se a necessidade de intervenção na formação sobre essa atividade, da atenção básica; entrevistou-se (n=57) discentes, do 7º e 8º períodos nos meses de julho à novembro/2016, pois estavam em fase de estágio supervisionado, momento no qual demonstram a aplicação de conhecimentos adquiridos, excetuando-se os que já eram agentes comunitários e técnicos de enfermagem por entender-se já terem vivenciado cuidados a essa clientela. O método empregado foi Pesquisa-Ação com estabelecimento de três categorias de análise de conteúdo de Bardin.