Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Kanban: tecnologia de cuidado e gestão de leitos no serviço de pronto atendimento de um hospital universitário
Relatoria:
ROSEMARY SILVA DA SILVEIRA
Autores:
- Jessica da Silva Reis Ferreira
- Simoní Saraiva Bordignon
- Cíntia Marchesan Passos
- Guilherme Lerch Lunardi
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Objetivo: Construir e implementar o Kanban como tecnologia de cuidado e gestão de leitos em um Serviço de Pronto Atendimento de um Hospital Universitário no Sul do Brasil. Método: Tratou-se de um estudo quantitativo, do tipo pesquisa-ação, com implementação do método Kanban para a monitoração do tempo de internação, com base no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais especiais do SUS - SIGTAP e nos dados contidos nos prontuários dos usuários internados no período de março a junho de 2017. A avaliação ocorreu por meio de estatística descritiva, com auxílio do software SPSS 20.0. Foram monitoradas 307 internações, das quais 98,7% ocorreram por motivos clínicos. Resultados: Após a implementação do Kanban o tempo de internação no SPA reduziu de 14,2 dias para 9,7 dias, assim como o de internação no hospital, que era de 23,5 dias antes do Kanban, sendo reduzido para 15,9 dias após o quarto mês de seu uso. As internações classificadas como dentro do período ideal pelo SIGTAP passaram de zero para 13,1% após o Kanban. Evidenciou-se, entretanto, um distanciamento significativo entre o tempo de permanência preconizado pelo SIGTAP e o tempo que as internações duraram. Conclusão: A implementação do método Kanban contribuiu para a gestão da clínica, sendo possível atingir melhorias gradativas nos indicadores internos e na otimização do atendimento e oferta de leitos.