Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ESCOLA DE CUIDADORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nathalia Dal Moro
Autores:
- Helder Ferreira
- Luana Oliveira Priscilla de Jesus
- Déborah Lima da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O cuidador é uma ocupação que integra a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, sendo definida como a pessoa que presta cuidados a alguém que se encontra com limitações ou restrições. O ato de cuidar é complexo, podendo gerar dúvidas para o cuidador que é submetido a prestar as assistências, sendo assim, há a necessidade de uma capacitação a fim de não gerar riscos à saúde e a vida da pessoa cuidada. Diante disso, elaborou-se o projeto de extensão “Escola de cuidadores” por meio de discentes e docente do curso de Enfermagem da Unioeste, no campus de Foz do Iguaçu. Objetivo: Orientar e aperfeiçoar a formação de cuidadores na atenção à saúde de pessoas com diversas comorbidades. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de três acadêmicas participantes da equipe de extensão. O projeto é desenvolvido em duas linhas: 1. A equipe aborda os familiares de pessoas acamadas ou com limitações físicas hospitalizados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu-PR. São realizadas orientações sobre o cuidado com pessoas que necessitam de assistência especial previamente a hospitalização, ou que necessitarão de cuidados a partir da hospitalização. 2. A equipe do projeto ministra um curso teórico e prático de 80 horas para cidadãos da comunidade interessados em se capacitar para exercer a profissão de cuidador. O curso é ministrado na Unioeste/campus de Foz do Iguaçu. Resultados e Conclusão: Até o momento, 07 famílias foram abordadas para disponibilidade das orientações. Destas, 04 famílias aceitaram as orientações e ainda mantém contato com a equipe para mais esclarecimentos. Outras 03 famílias não aceitaram as orientações. Quanto ao curso para capacitação de cuidadores, o total de inscritos foram 562, destes foram selecionados 104 alunos que foram divididos em duas turmas. A avaliação da satisfação dos alunos das primeiras turmas aponta que todos os alunos consideraram o curso excelente. Quanto ao retorno profissional, 61% dos alunos ingressaram no mercado de trabalho antes de finalizar o curso. Os demais estão em vias de contratação. Conclui-se que o projeto se faz benéfico para ambas as partes, pois proporciona aos alunos da escola o aperfeiçoamento no cuidado e ensejo na atuação profissional, e aos acadêmicos, configura uma aproximação à prática docente, crescimento intelectual, além permitir o enriquecimento da vida acadêmica.