Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS: HIPERTENSÃO ARTERIAL
Relatoria:
Leila Conceição de Paula Miranda
Autores:
- Mariana Mapelli de Paiva
- Isabelle Arruda Barbosa
- Emanuelle Martins Ramos
- Mara Letícia Alves Dias
- Rainara Dias Gonçalves
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s) fazem parte de um grupo de morbidades com múltipla etiologia, curso prolongado, de origem não infecciosa e associadas com incapacidades funcionais. Considerando que as DCNT’s constituem-se num problema de saúde pública no Brasil, a educação em saúde é uma importante ferramenta para a conscientização da população em relação ao adequado cuidado à sua saúde e adoção de novos hábitos, podendo ser realizada pelo Técnico em Enfermagem. Objetivo: Relatar uma atividade de educação em saúde, realizada pelos discentes do quarto período do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Almenara. Métodos: Este relato de experiência faz parte de um projeto de extensão intitulado “Educação em saúde sobre doenças crônicas não-transmissíveis na Unidade Básica de Saúde do município de Almenara - MG”, desenvolvido pelos discentes do quarto período do curso Técnico em Enfermagem do IFNMG. As atividades são feitas quinzenalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, abordando temas como Hipertensão Arterial (HA), Diabetes, Câncer e Doenças respiratórias crônicas, durante o período entre agosto de 2019 a dezembro de 2019. Resultados: Antes de dar início às atividades, foram feitos encontros entre os discentes e coordenador, para definição das atividades e confecção de materiais educativos (folders). Foram distribuídos convites, pelos agentes comunitários de saúde, aos usuários em casa, para que comparecessem ao evento. No primeiro encontro na UBS estiveram presentes 27 usuários hipertensos cadastrados e acompanhados pelo serviço de saúde. Os discentes, inicialmente, aplicaram um questionário com cinco perguntas abordando o conhecimento do usuário sobre sua patologia e, em seguida, fizeram uma breve palestra sobre conceito de HA, etiologia, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas, com a participação também dos usuários tirando dúvidas e relatando suas experiências de vida. Para finalizar, foi oferecido um café da manhã coletivo. Conclusão: A prática de educação em saúde consiste numa forma de conscientizar a população sobre sua patologia e consequente mudança de hábitos, para uma melhor qualidade de vida. Ademais, proporciona também maior proximidade entre o IFNMG e a comunidade local e contribui para que os discentes possam aplicar e adquirir conhecimentos e experiências no âmbito de sua formação profissional.