LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - AMAZONAS
Relatoria:
THALITA DIAS PESSOA
Autores:
  • VALDELIZE ELVAS PINHEIRO
  • RAÍ FERREIRA CHAVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência, é o período da vida de grande importância para construção do indivíduo. Durante este período de transição, os adolescentes deparam-se com um mundo marcado por incertezas e adversidades, predispondo-os ao surgimento de psicopatologias e sintomas associados à depressão. OBJETIVO: Este trabalho procurou avaliar a prevalência de sintomas depressivos em adolescentes matriculados em uma escola pública de São Gabriel da Cachoeira. METODOLOGIA: estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa com 76 estudantes de três séries do ensino médio, turno vespertino, de uma escola pública. O estudo foi apreciado e aprovado pelo CEP/UEA, sob parecer n° 2.752.379 e CAAE 86930418.0.0000.5016. Os dados foram coletados em 2018, através de dois instrumentos: um questionário com questões sócio demográficas, e do Inventário de Depressão de Beck. Foram empregados os parâmetros da estatística descritiva: distribuição de frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: A prevalência de sintomas depressivos revelou-se em 59,21% dos alunos, com maior número (n=29) de casos no gênero feminino. Dos escolares, (57,89%) tinham entre 16 e 18 anos, a maioria era do sexo feminino (55,26%), solteiro (a) (94,74%) e (88,16%) nascidos no Amazonas. Foram relatados sentimento de culpa (60,53%), seguidos por irritação e sentimento de inferioridade, ambos com (57,89%). CONCLUSÃO: este estudo traz conhecimentos adicionais significativos para o contexto atual do fenômeno da depressão no ambiente escolar, que poderão servir de subsídios para ações futuras de desenvolvimento de habilidades sociais saudáveis, ressaltando a necessidade da implementação de programas que visem fornecer o bem-estar afetivo, cognitivo e emocional dos adolescentes.