LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIA ATRELADA AO ENSINO E A PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Franciele Aline Machado de Brito
Autores:
  • Ieda Harumi Higarashi
  • Gabrieli Patricio Rissi
  • Rosimara Oliveira Queiroz
  • Marcia Moroskoski
  • Paolla Furlan Roveri
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas amplamente para o ensino de estudantes nas mais diversas áreas do conhecimento, dentro das salas de aula ou em ambiente virtual, proporcionando maior disponibilidade de informações e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Neste cenário, o objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada pelas alunas da pós-graduação de um município do noroeste do Paraná, na construção de uma ferramenta de ensino. A atividade ocorreu por meio da disciplina Tecnologias no Contexto da Saúde e da Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, no primeiro semestre de 2019, o qual propôs a construção de uma ferramenta online, denominada “WebQuest”, com o intuito de promover a aproximação da tecnologia com a pesquisa. As instruções para a construção da “WebQuest” foram realizadas via participação de grupo no Facebook. Criou-se um site na plataforma do Google com sete abas diferentes: apresentação, introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão. Nas abas apresentação e introdução, a temática foi abordada e o objetivo proposto, se disponibilizou recurso audiovisual para elucidar a relevância do tema. Nas abas tarefa e processo, foi proposto que os participantes respondessem um formulário relacionado a pesquisa, na aba recursos, foi possível acrescentar artigos científicos e vídeos que retratavam a experiência de outras pessoas. Na avaliação, os participantes da pesquisa responderam um questionário referente ao nível de aprendizado que alcançaram com o trabalho, 41,7% apontaram como sendo muito bom, 33,3% como satisfatório e 25% como excelente. Por fim, é possível afirmar que a elaboração da “WebQuest” propiciou conhecimento sobre a temática abordada, devido a busca e leitura do material para constituir o website, além de aprimorar o domínio da tecnologia utilizada pelas discentes. Tal experiência realizada com os mestrandos suscitou diversos temas relevantes para a pesquisa e o interesse dos mesmos em divulgar as “WebQuest” e criar novas ferramentas na plataforma digital para aprimorar e facilitar o ensino na área da saúde.