Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
GESTÃO EM ENFERMAGEM: UM OLHAR SOB A PRÁTICA CURRICULAR ACADÊMICA
Relatoria:
Rebeca da Rocha Gomes
Autores:
- Anne Caroline Rodrigues Aquino
- Bruna Cristina Silva Andrade
- Valwenderson Ricardo Pereira Santos
- Suzane da Silva Borges
- Felipe Moraes da Silva
- Ana Carolina Uruçu Rego Fernandes
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A divisão do trabalho em enfermagem, desde o advento da profissão, traz o enfermeiro como líder, exercendo o papel de gestor na maioria das equipes. Os saberes acerca do gerenciamento originaram-se a partir da necessidade de organizar os processos de saúde e foram historicamente incorporados como função do enfermeiro. Dessa maneira, o preparo para o desenvolvimento desde papel tem permeado os currículos acadêmicos. A enfermagem tem adquirido maior relevância na atuação dos Sistemas de Saúde, sendo valorizada pelo seu desempenho profissional e sua contribuição na implantação e na manutenção da gestão desses sistemas. O gerenciamento em enfermagem é uma competência sine qua non para uma assistência convergente com a qualidade exigida no mercado de trabalho atual, portanto, para que essa se desenvolva em sua totalidade, deve haver coerência entre a trajetória acadêmica, o mundo do trabalho e a habilidades desenvolvidas ao longo da carreira profissional. OBJETIVO: Descrever a percepção de acadêmicos de enfermagem sob as aulas práticas de gestão hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta vivência de acadêmicos de Enfermagem durante prática da disciplina Gestão e Gerência da Rede Hospitalar, realizada no mês de maio de 2019 em um hospital de ensino em São Luís/MA. RESULTADOS: Durante a prática foram realizadas visitas em diversos setores do hospital, sendo possível notar que a maioria dos cargos de gestão são ocupados por profissionais enfermeiros. Observou-se que as peculiaridades da profissão contribuem para a gestão do serviço de saúde, pois o profissional de enfermagem é capaz de refletir sobre o processo saúde-doença em sua integralidade. Para implantação, manutenção e desenvolvimento de boas práticas em saúde a enfermagem demonstrou ser ponto central e norteador do processo. CONCLUSÃO: Torna-se evidente a contribuição da disciplina de Gestão e Gerência da Rede Hospitalar na formação acadêmica de Enfermagem, pois propicia aos alunos uma visão global das competências gerenciais necessárias ao enfermeiro. Com vistas ao mercado de trabalho, essa disciplina contribui para a formação de profissionais com olhar integral sobre o funcionamento dos serviços de saúde hospitalar. Em suma, a experiencia prática na disciplina permite mudanças em meio a um processo de transformação da formação e do próprio sistema de saúde.