LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
DESVELANDO A SÍFILIS CONGÊNITA NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA
Relatoria:
CARLOS EDUARDO DE MORAES
Autores:
  • Patricia Poleto Monhol
  • Laylla Ribeiro Macedo
  • Mariana Ribeiro Macedo
  • Cristina Ribeiro Macedo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A metodologia ativa se trata de uma concepção de educação crítico-reflexiva com base em estímulo no processo ensino-aprendizagem, resultando em envolvimento por parte do aluno na busca pelo conhecimento. Dentro do conceito de metodologia ativa, existe o método a partir da construção de uma situação problema (SP), a qual proporciona uma reflexão crítica, fazendo o educando buscar o conhecimento. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de enfermagem na disciplina de saúde da criança e do adolescente através do emprego da técnica de sala de aula de aula na discussão da sífilis congênita. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por alunos do curso de enfermagem de uma instituição privada na disciplina de saúde da criança e do adolescente. Logo, foi disponibilizado aos alunos através do portal do aluno, onde todos teriam acesso, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, os discentes que efetuassem uma leitura previamente do capítulo destinado a discussão do tema sífilis congênita, no dia previsto os alunos foram direcionados ao laboratório de informática e através da ferramenta “google forms” responderam um questionário com consulta ao material disponibilizado, após foi realizada uma aula expositiva e dialogada pelo professor e em seguida uma correção do questionário aplicado. Resultados: Pode ser percebido maior interesse do aluno na discussão do conteúdo, pois o conhecimento prévio despertou dúvidas que foram esclarecidas, ficando claro que a metodologia proporcionou aos alunos traçar uma idéia geral introduzindo de maneira factível a discussão do tema. O uso do material didático em questão trouxe um viés importante ao trabalho, pois se trata de um material utilizado na prática profissional, escolha do tema foi reforçada na medida em que a maternidade escola da instituição, onde são desenvolvidas as atividades práticas da disciplina que atende um número expressivo de gestantes, puérperas e recém-nascidos com sífilis congênita, representando um agravo com incidência e prevalência alta no estado. Conclusão: Métodos pedagógicos que requeiram a participação ativa do aluno e que trazem aprendizado devem ser mais utilizados. O trabalho evidenciou a importância de instituições proporcionarem aos seus alunos a capacitação pedagógica para que se apropriem de métodos e estratégias de ensino inovadoras.