Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Orientação de escolares em Programa de Saúde na Escola: um relato de experiência
Relatoria:
Nádia Takeuchi Prestes
Autores:
- Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe
- Vivian Rahmeier Fietz
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Dentre as principais causas associadas à Hipertensão Arterial (HA), destacam-se o tabagismo, elitismo, histórico familiar, sedentarismo e o consumo inadequado de alimentos com altos teores de sal. Assim a educação em saúde entre escolares pode ser uma instância para mudanças de hábitos de vida. Objetivo: Relatar atividade educativa que foi realizada em uma escola pública na cidade de Dourados (MS), sobre a associação do consumo de alimentos que possuem altos conteúdos de sal e sua relação com o desenvolvimento da hipertensão. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo em formato de relato de experiência, oriundo das vivências da acadêmica durante atividades desenvolvidas por meio de projeto de extensão. Foi utilizado o teatro como ferramenta para comunicar as informações propostas. Resultados: Notou-se que essa dinâmica trouxe dinamismo e contextualização ao processo de ensino e aprendizagem e percebeu-se que as crianças se mostraram motivadas e interagiram com o processo. O tema central da peça de teatro, escrita pela própria equipe, abordou a realidade de uma criança que foi em busca de atendimento à saúde, sendo diagnosticada com hipertensão arterial. A acadêmica, que traz esse relato, representou o NaCl (Cloreto de sódio), enquanto sal de cozinha e conteúdo da maioria dos alimentos processados. Ao final da apresentação houve um momento de discussão, realizada diretamente com as crianças, sobre o que foi apresentado. Neste momento as crianças relataram que muitos dos alimentos mencionados como refrigerantes e salgadinhos são consumidos frequentemente e as mesmas apreciam muito. Também foi realizada orientação referente à necessidade de realizar atividades físicas. Foi solicitado que as informações apresentadas fossem compartilhadas com os pais, responsáveis e para toda família, enquanto geradores e disseminadores de conhecimento. Conclusão: Observou-se a importância de utilizar o diálogo onde as crianças possam participar de maneira dinâmica. Assim, a didática utilizada entre as crianças nas escolas é de extrema importância, visto que é nesse ambiente que será construído grande parte do conhecimento de um indivíduo. Saber as consequências do consumo excessivo de sal, o qual é utilizado comumente, é de suma importância para uma vida saudável e livre de doenças relacionadas a esse alimento especialmente.