Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
DESPERTAR NO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM UM OLHAR SISTÊMICO SOBRE A CONSTELAÇÃO FAMILIAR EM PROCESSOS TERAPÊUTICOS
Relatoria:
VICTÓRYA DA COSTA BARRETO PINTO PIRES
Autores:
- Isabel Cristina Ribeiro Regazzi
- Virgínia Maria de Azevedo Knupp
- Maria Auxiliadora Gonçalves
- Gabrielle da Silva Lopes
- Giúlia Kamille de Medeiros Padilha
- Liliane Amazonas Camillo
- Walesca Carvalho da Silva Amaral
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O paradigma newtoniano-cartesiano que serve de referência nas abordagens tradicionais das Terapias Convencionais está sendo abalado pelo paradigma quântico o qual apresenta uma perspectiva de um novo modelo biomédico. Objetivos: Despertar no estudante da área de saúde um olhar sistêmico sobre a Constelação Familiar em processos terapêuticos. Método: Estudo qualitativo, descritivo, apoiado pela pesquisa ação e narrativas com estudantes de enfermagem da Universidade Federal Fluminense do campus Rio das Ostras durante disciplina optativa (CAEE n°12088019.3.0000.8160). Resultados: A narrativa originou a categoria central intitulada: Despertando sabedoria e espiritualidade para o cuidado terapêutico na promoção da saúde, expressos pelas duas subcategorias, intituladas: percebendo nova área de atuação e novos conhecimentos como as narrativas dos estudantes: ‘ mostrou diferentes áreas de atuação’, ‘ novos conhecimentos e curiosidades, abriu minha mente para se aprofundar nos conteúdos’, ‘novos conhecimentos, abrindo para novos ramos de atuar no processo saúde doença, ‘ampliou meus conhecimentos e me fez enxergar além do método biomédico que a graduação oferece ‘, aprendia além do método medicamentoso ‘, uma nova perspectiva em relação ao cuidado terapêutico’, ampliou minha zona de sabedoria’, ‘ uma vivencia longe dos laboratórios e conhecimento de outras práticas, ‘ descobri novas possibilidades, ‘ novas formas de prevenção e promoção da saúde’. Discussão: O estudante precisa despertar para que: aquele que ajuda precisa em primeiro lugar estar centrado internamente para perceber o outro. Conclusão: Este estudo evidencia que o despertar no estudante da área de saúde para um olhar sistêmico sobre a Constelação Familiar em processos terapêuticos se deu pelos resultados encontrados na categoria central.