Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIA ÉTICO DIDÁTICA E ALTERIDADE NA DOCÊNCIA
Relatoria:
MARIA DAYSE PEREIRA
Autores:
- Ana Caroline da Silva Pereira
- Luana Mara Souza Secundo
- Francisca Alice de Oliveira Lima
- Pedro Luiz Pereira Sales
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO. A prática docente, pensada com base na perspectiva da alteridade como objetivo educacional, presume uma convivência democrática e igualitária entre diferentes grupos, numa relação ética responsável no processo ensino- aprendizagem. “Acolher Outro é colocar minha liberdade em questão”(LÉVINAS, 2004). OBJETIVOS: Apresentar as vivências ético-pedagógicas da docência nas disciplinas de Ética, Bioética e Legislação em Enfermagem na graduação e pós-graduação, em Instituição de Ensino Superior, na cidade de Fortaleza-Ce. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência referente às vivências ético-pedagógicas, apresentadas pelos discentes, no âmbito da sala de aula, tendo como referencial a Teoria da Alteridade de Emmanuel Lévinas, sendo realizado no período de maio a julho do ano em curso. RESULTADOS: Vivenciou-se o acolhimento ético-didático, fórum da história da enfermagem, mapa conceitual, seminário, filmes e resenha crítica, júri simulado dos processos éticos, visita técnica ao Conselho de Enfermagem, projeto de extensão Coren-Ce, oficina da Comissão de Ética em enfermagem e estudo de caso. CONCLUSÃO: As vivências de alteridade nas relações ético-didáticas contribuíram ao processo de ensino-aprendizagem, se traduzindo no pleno exercício da cidadania, estabelecendo a relação pacífica e construtiva com os diferentes. Desta maneira, a alteridade na prática educacional se fortalece na consciência crítica, pautada nos princípios da responsabilidade ética, social, política, resultando na educação para a diversidade.