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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PRODUÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira
Autores:
  • Tatiane Herrera Trigueiro
  • Laís Caroline Theis
  • Rafaela Gessner Lourenço
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os jogos, e toda a atividade lúdica, entretém, mantém a atenção e ajuda a facilitar no processo de ensino e aprendizagem, isto porque transmite as informações em diversos sentidos e ao mesmo tempo sem se tornar cansativo, sendo um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem¹. Objetivo: Descrever o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem na graduação de enfermagem. Metodologia: Relato de uma experiência realizada entre os alunos do segundo ano em 2018, na disciplina de Saúde Coletiva em enfermagem, com a participação de 1 docente e 23 acadêmicos de graduação em Enfermagem no sul do Brasil. Com base nas metodologias ativas, os alunos tiveram contato com o material de referência para os conteúdos via Moodle e, em sala de aula, construíram jogos que abordassem o assunto. Em encontros seguintes, aplicaram os jogos entre eles como estratégia de fixação da temática. Resultados: Os acadêmicos obtiveram uma absorção dos conteúdos abordados efetiva na produção e aplicação dos jogos. Após a realização das atividades, foi formada uma roda de conversa na qual os estudantes relataram efetividade no aprendizado por meio da estratégia. Além disso, esta atividade propiciou maior interação na relação entre os alunos, além da estimulação da criatividade e do raciocínio clínico . Conclusão: O uso do lúdico foi de significativa apreensão sobre o conteúdo proposto além de promover estimulação cognitiva. Contribuições para a Enfermagem: considera-se que o lúdico associado às metodologias ativas é uma estratégia apropriada para o ensino no processo de aprendizagem do enfermeiro em formação.