Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Relato de experiência: Jornada de Estudos Avançados da Escola Técnica do Espírito Santo
Relatoria:
Kelinson de Souza Rocha
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
No cenário atual existe uma preocupação com a relação entre o aprendizado teórico e as práticas pedagógicas, esse tema tem permeado as discussões na educação e, principalmente, as que se referem aos cursos de formação técnica.
De acordo com Dewey (1959) a educação é vista como um “processo de reconstrução e reorganização da experiência, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido, e com isso nos habilitamos a melhor dirigir o curso de nossas experiências futuras”. Nesse contexto, é por meio de diferentes reflexões e de conhecimentos múltiplos que encontramos as respostas ás situações problemas inerentes ás práticas pedagógicas e educação.
Com o desenvolvimento de novas estratégias e práticas, os aluno e docentes podem melhorar seus conhecimentos científicos, pois, partindo de seus interesses e conhecimentos construídos ao longo de sua formação, é possível que consigam relacionar todo conhecimento científicos com o desenvolvimento prático, aumentando a possibilidade de aprendizagem significativa.
A Jornada de Estudos Avançados da Eteses (JEAE), é uma prática educacional que visa o aprimoramento ético e científico dos alunos de formação técnica. Pensada como uma forma de vincular todo o aprendizado teórica e sua aplicabilidade prática por meio de apresentações multidisciplinares, envolvendo diferentes seguimentos da instituição. Todos os valores aprendidos por meio da (JEAE) são percebidos em atitudes diferenciadas dentro da instituição. De acordo com relatos dos docentes “ é nítida a mudança de comportamento, conseguimos perceber as modificações dos alunos antes e após a JEAE, é um evento totalmente agregador e de grande valia para o desenvolvimento do aluno e pensando na inserção do mesmo como um futuro profissional”.
As atividades são desenvolvidas partindo dos interesses e do tema central da JEAE, os temas são abordados de acordo com a necessidade do contexto social e de relevância para a comunidade. Após a escolha do tema, dentro das perspectivas os conteúdos são desenvolvidos por etapas, juntamente com a equipe de docentes, chamados de professores orientadores. As principais características do trabalho por meio de projetos são a problematização de um determinado tema e a produção efetiva de uma ação por parte dos alunos. O recurso final deste produto dever ser a aplicação social dos conteúdos estudados, apresentados para a comunidade.