Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
INOVAÇÃO NO ENSINO- APRENDIZAGEM EM METODOLOGIA CIENTÍFICA NO CURSO DE ENFERMAGEM NA FATEC, IVAIPORÃ- PR
Relatoria:
Mariana Nunes dos Santos Sismeiro
Autores:
- Camila Kwiatkoski Timoteo
- João Felipe Marques
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Na graduação, a disciplina de Metodologia científica tem como alvo desenvolver as habilidades do aluno em relação ao pensamento científico, reflexivo e crítico. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a disciplina de uma forma inovadora, auxiliando no melhor ensino-aprendizagem dos acadêmicos do curso de enfermagem da Fatec em Ivaiporã, PR. O componente curricular foi ministrado em duas turmas de 5º período do curso de enfermagem de agosto a dezembro de 2018 e de fevereiro a junho de 2019. Em cada turma, os alunos foram distribuídos em 8 grupos de aproximadamente 5 alunos. Fez- se a escolha de temas por afinidade e elaborou- se um resumo expandido para cada um, contendo elementos estudados na teoria da escrita científica. Em cada aula, elaborava- se uma parte do texto sob orientação da professora, além disso, algumas atividades de curta duração eram cobradas como síntese ou resenhas de artigos, identificação de problema, hipótese e variáveis de um tema e o desenvolvimento de criticidade a partir de fake news e fatos reais de temas polêmicos da área da saúde. A metodologia foi padronizada com pesquisa de campo sob a aplicação de um questionário elaborado através do Google Formulários e encaminhado via Whatsapp. Dentre os temas, que foram divididos em categorias, observou-se 8 temas sobre o trabalho e assistência em enfermagem, 5 temas envolvendo saúde física como doenças crônicas e agudas e 3 temas envolveram saúde mental. Destaca- se a diferenciação entre as turmas, sendo que a primeira possui técnicos em enfermagem com 5 a 10 anos de carreira, prevalecendo temas sobre o assistencialismo, e a segunda fez escolhas equilibradas entre as categorias descritas. Como resultado, alguns alunos divulgaram seus trabalhos. A turma de 2018 apresentou seus trabalhos na mostra acadêmica da própria faculdade. A turma de 2019, por sua vez, submeteu 5 trabalhos de variados temas para o presente congresso. Os acadêmicos apontaram, como principal dificuldade, o descompromisso da população ao responder questionário. Entre os aspectos facilitadores, destacaram a importância da pesquisa para modificação da prática na enfermagem. Os enfermeiros enfrentam um despreparo com relação à elaboração de pesquisas e à aplicação do produto das pesquisas à prática. Assim, com a execução de um ensino efetivo e inovador durante a graduação, o acadêmico encontra razão das normas existirem e vincula com a realidade.