LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
O ENSINO DA ÉTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS
Relatoria:
Rebeca Souza de Brito
Autores:
  • Claudia de Carvalho Dantas
  • Ana Thereza Macedo Pastor
  • Luana Ramos Garcia
  • Maria Ercília Chagas Rosa
  • Raphaela Moreira Gomes da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A presente pesquisa, inserida no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (GEPEGENF/UFF), teve por objeto a conduta ética de enfermeiros docentes adotadas em sala de aula. Justifica-se pela escassez de literatura, que traz limitações aos estudos e torna-se necessária a realização de mais pesquisas na área. Isso posto, emergiram as seguintes questões norteadoras: Como a ética tem sido trabalhada pelos docentes na graduação de enfermagem? E qual a importância da ética no processo de formação dos enfermeiros? Objetivos: Levantar publicações científicas que elucidem sobre como docentes tem abordado a ética na graduação de enfermagem; e discutir sobre a conduta ética na formação dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e na biblioteca virtual SCIELO, com utilização dos descritores: “Ética”, “Ensino” e “Ética em enfermagem”. Critérios de inclusão utilizados: artigos originais, indexados pelos descritores e publicados nos últimos 5 anos. Critérios de exclusão: artigos duplicados. A análise temática se deu de acordo com Minayo. Vale destacar que a presente pesquisa respeitou todas as especificidades da Resolução 510 de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Dentre as 911 publicações encontradas, 220 tiveram seus títulos e resumos lidos e, mediante os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados apenas 6 artigos. Destes, somente 2 mencionaram a forma de como os docentes tem abordado a ética em aula, sendo um referente a metodologia ativa e o outro refletia sobre a simulação no ensino. Um dos artigos fazia menção no tocante a reflexões de princípios éticos no uso de cadáveres no ensino de anatomia, pois entende-se, que os professores devem promover a ideia de que o corpo é a expressão de vida e respeito, e alunos devem ser sensibilizados a refletir sobre os princípios éticos que envolvem os seus próprios atos. E os demais estudos, explicitam a importância da ética no processo de formação dos enfermeiros, pois representa uma esfera essencial na construção do papel dos futuros profissionais. Conclusão: Diante do exposto, foi possível concluir que é indispensável o ensino da ética no percurso da formação do enfermeiro, pois ter conhecimento do que os respaldam é uma forma de exercer uma prática segura e estar apto para a tomada de decisões diante de situações enfrentadas.