LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TERAPIA DE REIKI COMO TECNOLOGIA LEVE NO CUIDADO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Jheniffer Batista Alves Gomes
Autores:
  • Arthur Fidelis da Felicidade
  • Antonio Carlos Cordeiro Mendes
  • Hugo do Espírito Santo Moreira Francisco
  • Cintia de Carvalho da Silva
  • Carla Luzia França Araújo
  • Jurema Gouvea de Souza
  • Alma Papa
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Dentre as tecnologias leves do cuidado em saúde, estão as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, como a Terapia de Reiki. Tais tecnologias são reconhecidas na área da enfermagem como o conjunto de relações que resumem o cuidar em si, cuja relação entre o profissional e o cliente acontece de forma direta, com conexão interpessoal, isto é, troca de aprendizado entre os envolvidos (SILVA et al, 2008). Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de graduação em enfermagem que utilizam o Reiki como terapia de cuidado de sua própria saúde. Método: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, cujos participantes são quatro estudantes de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública Federal no Rio de Janeiro, coautores do presente estudo, que procuraram por atendimento em um Projeto de Extensão, coordenado por docentes de enfermagem que acolhem a comunidade interna e externa à universidade e implementam terapias integrativas e complementares em saúde, tais como: terapia floral, reiki e auriculoterapia. Os estudantes submetidos à Terapia de Reiki foram convidados a relatar a presente experiência e a participar da coautoria do presente estudo, sendo os dados coletados em três rodas de conversa, realizadas no segundo semestre de 2018 e gravadas em mídia mp3, utilizando a pergunta norteadora “Que impactos a Terapia de Reiki teve na saúde dos estudantes de graduação em enfermagem?”. Posteriormente os dados foram transcritos e analisados. Resultados: Os estudantes relataram que procuraram a Terapia de Reiki por indicação de docentes e discentes, que reconheciam a potencialidade desta tecnologia leve de cuidado em saúde, após compartilharem seus problemas de saúde física e/ou mental. Os estudantes relevaram os benefícios do acolhimento proporcionado pelos docentes na aplicação do Reiki e registraram que o impacto positivo da terapia sobre o alívio de sintomas como dores, fadiga, estresse, ansiedade, insônia, desânimo e tristeza. A terapia também favoreceu expressivamente a melhoria do desempenho acadêmico, as relações interpessoais e as mudanças no padrão de enfrentamento dos problemas cotidianos, proporcionando autorreflexão, melhoria da autoestima, mais tranquilidade, bem-estar e tolerância. Conclusão: A experiência favoreceu o reconhecimento e valorização da Terapia de Reiki como tecnologia leve no cuidado em saúde impactando na melhora da qualidade de vida dos estudantes.