Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
TERAPIA DE REIKI DESENVOLVIDA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Jheniffer Batista Alves Gomes
Autores:
- Arthur Fidelis da Felicidade
- Antonio Carlos Cordeiro Mendes
- Hugo do Espírito Santo Moreira Francisco
- Cintia de Carvalho da Silva
- Carla Luzia França Araújo
- Jurema Gouvea de Souza
- Alma Papa
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As tecnologias leves em saúde se referem às tecnologias de relações, de produção de comunicação, de acolhimento, de vínculos, de autonomização (MEHRY, 1997). Dentre tais tecnologias, estão as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde-PICs. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de graduação em enfermagem no desenvolvimento da Terapia de Reiki no processo de formação em saúde. Método: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, sendo os participantes quatro estudantes de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública Federal no Rio de Janeiro, coautores do presente estudo e que estavam regularmente inscritos na disciplina do Projeto de Extensão “Pessoas vivendo com HIV/Aids e Terapia Sutil Floral e Reiki: Ações para potencializar a qualidade de vida e a adesão ao tratamento”. Os dados foram coletados em três rodas de conversa, realizadas no segundo semestre de 2018 e gravadas em mídia mp3, sendo a pergunta norteadora “Que impactos a prática da Terapia de Reiki tem na formação do estudante de graduação em enfermagem?”. Posteriormente os dados foram transcritos e analisados. Resultados: Os estudantes registram que, no desenvolvimento da disciplina e atendimento à clientela por meio da implementação do Reiki, aprenderam a valorizar não somente as tecnologias relacionadas a equipamentos tecnológicos, normas, rotinas e estruturas organizacionais, e/ou ainda aquelas que compreendem todos os saberes bem estruturados no processo de saúde. Os estudantes entendem que o uso do Reiki pode viabilizar um acolhimento necessário para que usuários e estudantes de enfermagem possam se beneficiar de um momento de cuidado, favorecendo as relações interpessoais. Por outro lado, afirmam que a Terapia de Reiki proporciona aos estudantes autorreflexão e autoconhecimento, como um momento de meditação, que impacta em uma melhor qualidade de atendimento aos usuários. Por fim, os estudantes constataram os benefícios do uso da Terapia de Reiki no cuidado aos usuários, impactando em melhora nos quadros de adoecimento e na qualidade de vida. Conclusão: A experiência no desenvolvimento da Terapia de Reiki por estudantes de graduação em enfermagem impactou favoravelmente no processo de formação em saúde, por propiciar, por meio do uso de uma tecnologia leve em saúde, que estes estudantes se reconhecessem como potenciais agentes transformadores da realidade dos usuários e protagonizassem, juntamente com enfermeiros e docentes, o cuidado em saúde.