Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Vagner José Lopes
Autores:
- Carla Regina Worliczeck Martins
- William Massami Itikawa
- Heleno de Sousa Faria
- Flávia Correia da Silva
- Cristina Wagner Fredo Tabor
- Wesley Valloto Calazans
- Milene Macedo Ribas
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A segurança do paciente tem como importância de diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente. As boas práticas de segurança ocorrem por meio das seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação do paciente; comunicação efetiva; uso de medicamentos; cirurgia segura; higiene das mãos; prevenção de quedas. Portanto, é fundamental capacitar colaboradores no serviço de saúde nas boas práticas de segurança, para que possa ocorrer a assistência livre de danos. Objetivos: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas como alternativa para treinamento e desenvolvimento dos colaboradores de enfermagem e equipe multiprofissional nas seis metas internacionais de segurança do paciente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que descreve a vivência dos enfermeiros dos serviços: educação continuada; núcleo de segurança do paciente; e qualidade, na elaboração de metodologias ativas na implementação das seis metas internacionais de segurança do paciente em um Hospital Oncológico Filantrópico, situado na cidade de Curitiba-Paraná. Para o desenvolvimento da metodologia, contou-se com a colaboração dos serviços: Direção Hospitalar; Coordenadores; e Marketing. A ação aconteceu no mês de Junho de 2019, e a metodologia ocorreu por meio de uma gincana competitiva de passa-ou-repassa, com questões relacionadas à temática. Participaram colaboradores de todas as equipes, representando seus setores. Os primeiros lugares foram premiados, e demais participantes foram sorteados. Resultados: Durante a gincana, observou-se que os colaboradores ficaram motivados em participar, relacionado à proposta da ação e da aplicação das atividades. Também, eles adquiriram conhecimento em relação às seis metas internacionais de segurança do paciente para responderem as questões no momento do passa-ou-repassa. Para os participantes, a metodologia proporcionou maior interatividade entre as equipes multidisciplinares, e afirmaram que atingiram os objetivos em entender a aplicação de boas práticas de segurança ao paciente no ambiente de saúde. Conclusões: O uso de metodologias ativas na implementação das seis metas internacionais de segurança do paciente aos colaboradores da instituição, proporcionou satisfação e compreensão dos participantes na reflexão do tema, o que determinou o grau de envolvimento com a didática abordada, sendo relevantes para o desenvolvimento profissional e da qualidade assistencial.