Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica – Contribuições da Sociopoética
Relatoria:
Lucas Marvilla Fraga de Mesquita
Autores:
- CLAUDIA MARA DE MELLO TAVARES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: a utilização da SAE, este sistema de classificação tem mobilizado
enfermeiros do mundo, universalizando a linguagem usada pela enfermagem,
evidenciando elementos da prática, provendo dados que identificam a contribuição da
enfermagem no cuidado com o cliente, promovendo mudanças reais na prática de
enfermagem através da educação, gerência e pesquisa, para implementação da SAE
necessita-se constituir capacidades e habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas,
além de domínio de técnicas e conteúdos específicos, determinando o “O que deve ser
feito?”, “Por que deve ser feito?”, “Por quem deve ser feito?” “Como deve ser feito?”,
“Com o que deve ser feito?” e “Quais resultados são esperados com esta ação? (para
que deve ser feito?)
OBJETIVOS: Descrever os conhecimentos dos enfermeiros de saúde mental que atuam
em serviços da atenção básica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem –
SAE; Identificar as necessidades específicas de educação permanente relacionadas à
SAE junto aos enfermeiros de saúde mental; apresentar o programa de capacitação
para o ensino da SAE em saúde mental com ênfase nos serviços da atenção básica em
saúde.
METODOLOGIA: Coleta/produção de dados - Trata-se de uma pesquisa qualitativa na
perspectiva sociopoética; análise de dados realizada a partir da contra-análise do
grupo pesquisador, Sujeitos: enfermeiros de saúde mental, alunos do Programa de
Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, protocolo
aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 12126018.4.0000.5243.
RESULTADOS: A partir dos dados colhidos foram analisados e divididos em 5
categorias Vínculo como forma de cuidar, Dificuldades e superações, Potências de
cuidado, Fragilidades do conhecimento, Necessidades de educação permanente em
saúde;
CONCLUSÃO: Percebe-se que a forma de cuidar em saúde mental parte do encontro
não se limitando a cuidados físicos e de proteção, enfatizando também o ambiente
saudável e acolhedor; os estranhamentos sobre o conceito macro da SAE, o GP
entende que a SAE se restringe a utilização de taxonomias, diagnósticos e prescrições
de enfermagem; Os paradigmas entre sistematizar, organizar a assistência é
tendencioso ao pensamento de normatizar sujeitos, a preocupação do GP é legítima e
devemos valorizar as singularidades de cada ser no encontro ao cuidado.