Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ENQUANTO CAMPO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Relatoria:
Lharissa Cristina Mateus
Autores:
- Renata Bernardes Lacerda
- Rosana Huppes Engel
- Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro
- Amanda Silva Mendes
- Lourraine Tavares Lorena
- Marina Pereira Rezende
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Compete ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de outras funções, incentivar e promover o desenvolvimento científico e tecnológico, e inovações na formação profissional. A Educação Permanente em Saúde (EPS) enquanto espaço de instrução profissional, possui a finalidade de incentivar, planejar, consolidar, facilitar e executar o processo de qualificação das equipes multiprofissionais. Essas finalidades seguem os princípios essenciais do SUS, os quais favorecem a modificação das demandas e das práticas em saúde, e dos processos de gestão do trabalho, que são compartilhados entre os programas de residência em saúde, as instituições de ensino e os serviços de saúde. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada pelas residentes da área da enfermagem, do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto, em um Serviço de Educação em Enfermagem (SEE) de um hospital de ensino do interior de Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de enfermeiras residentes em Saúde do Adulto, após a finalização do estágio de dois meses no setor, por meio da colaboração ativa das preceptoras atuantes no SEE e das tutoras responsáveis pela residência na área da enfermagem em Saúde do Adulto. Resultados: A prática no SEE possibilita a participação das residentes na elaboração, atualização e validação de instrumentos gerenciais; no planejamento e preparação de materiais didáticos; no desempenho de ações educativas, como atividades de educação em serviço; na aproximação com diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem; na cooperação em projetos de pesquisa e extensão; e na atualização da equipe de enfermagem, através de discussões amplas e multifacetadas, pautadas na prática baseada em evidências científicas. Conclusão: Infere-se que o SEE colabora e impulsiona significativamente a qualificação profissional das residentes em saúde do adulto, por proporcionar a experiência da inserção dinâmica dessas profissionais, nos setores de saúde e educação. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades comunicativas, tomada de decisões e planejamento na execução de ações educativas nos setores atuantes durante a residência, o que poderá contribuir, na qualidade assistencial oferecida e na segurança dos usuários das redes de atenção à saúde.