LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA ABORDAGEM DA OBESIDADE INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RAFAEL NASCIMENTO DA SILVA
Autores:
  • Ana Carolina Farias Vieira
  • Letícia Santos do Monte
  • Luíny de Souza Lobato
  • Clodoaldo Tentes Côrtes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: este trabalho é resultado de vivências em um projeto de extensão intitulado “Prevenção da obesidade infantil em escolares”, desenvolvido a partir da problemática da obesidade, que tem se destacado nos últimos anos. Trata-se de uma proposta elaborada pelo Programa de Educação Tutorial em Enfermagem - PET Enfermagem, da Universidade Federal do Amapá, que visa a formação de profissionais ativos, críticos, com consciência social. OBJETIVO: descrever a experiência vivenciada durante aplicação de tecnologias educativas no projeto de extensão "Prevenção da obesidade infantil em escolares". METODOLOGIA: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Ocorreu de abril a junho de 2019 em uma escola Municipal de Macapá, Amapá. O público-alvo foram estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, totalizando 10 turmas e 222 crianças com idades de 5 a 10 anos. A definição das metodologias de abordagem veio com extensas reuniões da equipe, resultando em três métodos: 1) Roda de conversa e exposição de mídia, no qual foi utilizada estratégia de linguagem, com conteúdo adaptado, de modo que ficasse claro e compreensível ao público infantil através do recurso PowerPoint; 2) Pirâmide alimentar interativa e cartilhas educativas, onde as crianças deveriam reconhecer os grupos alimentares e indicar aqueles presentes no seu dia a dia; e 3) Circuito supervisionado adaptado ao público infantil. RESULTADOS: o uso das tecnologias como recursos educacionais foram imprescindíveis para resultados eficazes. A velocidade de aprendizagem, a captação da atenção e a compreensão das informações foram características identificadas durante a vivência nas atividades. Por se tratar de um agravo de natureza multifatorial, é necessário compreender os múltiplos fatores determinantes da obesidade e sua complexa interação, a fim de adaptar formas de abordagem que contemple tais fatores. Dessa forma, a aplicação de diferentes tecnologias tornou o processo mais integral e qualitativo, pois considerou todas as dimensões que envolvem a criança e a doença. A avaliação das atividades foi processual: identificou-se a postura ativa e a capacidade de responder às perguntas inferidas. CONCLUSÕES: o profissional enfermeiro deve estar preparado e atualizado para reinventar as práticas de educação em saúde, trabalhando nas problemáticas reais e potenciais, dado às inovações tecnológicas da atualidade, uma vez que é elemento essencial no cuidado e prevenção.