Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA DE MULHERES VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Relatoria:
Maria Eduarda Gomes Montanini
Autores:
- Jessika Camila Mendonça Santos
- Fernanda Nunes Gomes
- Sandra Suely Magalhães
- Rafaela Leonardo Nunes
- Fernanda de Souza Oliveira
- Gabriela da Costa Faustino
- Zilda da Silva Vieira Borges
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
O fenômeno da violência entre homens e mulheres é algo histórico, e acontece quando há uma relação de poder desigual entre eles. Os dados relacionados a violência doméstica sofrida pelas mulheres são alarmantes. Considerando que a violência contra a mulher é um tema cada vez mais visível, torna-se essencial a identificação de abordagens científicas pertinentes a essa temática. O presente estudo objetivou analisar a atuação do enfermeiro frente ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
Este estudo compreende uma revisão integrativa. A estratégia usada para a seleção dos artigos foi realizada por meio de pesquisas através da busca em fontes indexadas na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Lilacs, Scielo e PubMed.
Foram identificados oito artigos, dos quais cinco descreviam sobre a assistência e os cuidados dos profissionais de enfermagem frente ao atendimento e o acolhimento de mulheres em situação de violência, outros dois artigos descreviam sobre as principais repercussões em decorrência de agressões sofridas na vida da mulher, bem como, o impacto que esse problema causa na autoestima das mesmas, e um artigo retrata o conhecimento da enfermagem, relacionado as políticas de proteção a mulher e as dificuldades encontradas pelos profissionais em coloca-las em prática Das amostras obtidas, um artigo no ano de 2014, quatro no ano de 2017 e três artigos no ano de 2018.
Tal estudo demonstra como é realizada a assistência e o cuidado do profissional de enfermagem frente as vítimas de violência doméstica, permitindo ainda analisar o impacto dessas agressões na vida das mulheres e reafirmando que este cuidado precisa ser crítico e reflexivo. Nessa perspectiva, verifica-se que ele pode contribuir para a melhoria dos cuidados de enfermagem voltados as mulheres vítimas de violência doméstica, levando em consideração que a temática não é tão pesquisada por esses profissionais. De modo geral, os achados colaboram para que a linha de pesquisa cientifica voltada para o tema não encerre os questionamentos sobre a capacitação dos profissionais frente ao atendimento e o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica nos serviços de saúde, para oferecer as mesmas a devida humanização e cuidados que elas necessitam.