Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA REDE DE CUIDADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: IMPACTOS, RESULTADOS E PERSPECTIVAS
Relatoria:
Suzane Beatriz Frantz Krug
Autores:
- Guilherme Mocelin
- Maria Carolina Magedanz
- Brenda Raddatz de Oliveira
- Edna Linhares Garcia
- Camila Dubow
- Mariana Portella de Assis
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPcD) no Sistema Único de Saúde (SUS) tem como uma de suas diretrizes a promoção de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). O projeto interinstitucional “Estratégias de Educação Permanente em Saúde na Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiênciaâ€?, desenvolvido em 2017-2018 e contemplado no Prêmio INOVASUS da OPAS e Ministério da Saúde, objetivou fomentar estratégias de EPS para a implementação e consolidação da rede nos treze municípios da 28ª Região de Saúde/RS, visando qualificar o trabalho na atenção à saúde das pessoas com deficiência. Para isso, realizou diagnóstico situacional e atividades, contemplando as necessidades locais e envolvendo os atores da rede de saúde. OBJETIVO: Refletir sobre os impactos e perspectivas do projeto, considerando aspectos relacionados às ações nos municípios envolvidos. METODOLOGIA: Estudo reflexivo, descritivo, de abordagem qualitativa. RESULTADOS: Buscou-se transformar e qualificar os processos de trabalho na atenção à saúde das pessoas com deficiência, bem como, fortalecer o processo de regionalização e descentralização da gestão e atenção do SUS, empoderando gestores, trabalhadores e usuários para o fortalecimento da RCPcD. O projeto contribui com subsídios para tomadas de decisões e realização de ações, qualificando as demandas do território, no sentido de promover discussões e reflexões sobre o tema na região, permitindo aos sujeitos repensarem suas práticas cotidianas, de forma a transformar e inovar o campo da saúde da pessoa com deficiência. O encontro de saberes e as diferentes abordagens, vivências e experiências dos atores envolvidos contribuiu para melhor análise do contexto no campo da saúde, assistência social e educação, apontando para um panorama mais amplo na qualificação do cuidado. Destaca-se a perspectiva de continuidade e aprimoramento das ações após a finalização do projeto, com o envolvimento da universidade e instituições implicadas com a questão da saúde da pessoa com deficiência na região, bem como, com a formação do Grupo Condutor Regional. CONCLUSÃO: As ações contribuíram para fomentar a articulação entre os segmentos implicados com a atenção à saúde das pessoas com deficiência na região: controle social; gestão; atenção à saúde; educação/formação. Espera-se ter colaborado na implementação da referida rede e, ainda, no incentivo à utilização de estratégias de EPS neste processo, colaborando, para o fortalecimento do SUS na região.